Webinário: pesquisadores destacam importância da geoconservação dos elementos naturais

Dentro do projeto Uern Ciência – Webinários, foi realizado nesta sexta-feira, 21, um debate sobre “Geodiversidade, geopatrimônio e geoconservação”. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Marcos Antônio Leite do Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Profª. Drª. Silvana Praxedes de Paiva Gurgel (UERN).

Primeiramente, os professores explicaram os conceitos dos termos que foram discutidos. Segundo o professor Marcos Nascimento, geodiversidade trata-se dos elementos do meio físico que compõem a variedade natural da terra; geopatrimônio é a característica do meio físico que a gente herdou, que tem um valor geográfico, cultural, ambiental; e geoconservação é a necessidade de conservar esses elementos.

Silvana Praxedes destacou que a história da terra está escrita nos seus elementos naturais. “As rochas, os relevos nos dizem muito sobre a história do planeta. Quando entendemos que conhecer a nossa identidade parte do processo de conhecer a cultura, o meio e o lugar onde estamos, entendemos a importância da geoconservação, de preservar a história da terra por meio de sua geologia”, diz.

Marcos Nascimento ressalta que todos esses conceitos estão interligados e tem o intuito de contribuir para a preservação e o conhecimentos dos elementos abióticos da terra. Além disso, a valorização dos elementos naturais colaboram para o fortalecimento do geoturismo, envolvendo a comunidade de determinada região.

A mediação do webinário ficou sob a responsabilidade do professor Kleberson Porpino. O projeto Uern Ciência – Webinários é realizado todas as sextas-feiras. A iniciativa é desenvolvida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Propeg/Uern), em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV e AGECOM/UERN.