Webinário debate as diferentes formas de violência contra a pessoa idosa

Na tarde desta sexta-feira, 9, foi realizado o primeiro webinário da programação do II Seminário Interdisciplinar de Atenção à Pessoa Idosa. O debate teve como tema “Prevenção de Danos ou Sofrimento à pessoa Idosa” e foi transmitido pelo canal do Youtube da UERN TV.

A mediação foi feita por Carmem Souza e Erica Louise, representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI/RN). O evento teve como convidadas as professoras Drª Gilcélia Gois e Drª. Suzaneide Silva, ambas da Faculdade de Serviço Social (FASSO/UERN).

Suzaneide Silva abriu os debates da tarde, falando sobre as diferentes formas de violência contra a pessoa idosa. “Muitas vezes, as pessoas pensam que maus tratos e violência são apenas agressões físicas, mas há vários tipos de violências psicológicas praticadas contra as pessoas idosas, que são as formas mais graves de agressão”, ressalta.

A retirada da autonomia dos idosos, as chacotas com vídeos de idosos nas redes sociais, o confisco da aposentadoria por familiares, quando o idoso é totalmente lúcido e capaz, são exemplos de tipos de violência que ocorrem frequentemente. A professora Gilcélia Gois destacou que é importante a sociedade zelar pela saúde física e psicológica dos idosos, e garantir a aplicabilidade dos direitos assegurados pelo Estatuto dos Idosos.

O Seminário Interdisciplinar de Atenção à Pessoa Idosa faz parte da programação de uma edição especial do projeto Uern Ciência – Webinários. Todas as sextas-feiras serão promovidos debates sobre questões relacionadas ao tema geral “Realização e dignidade: reflexos de uma autoavaliação sobre o envelhecimento”.