VIII FESTUERN PRESTARÁ HOMENAGEM À CINEASTA JUSSARA QUEIROZ

O Festival de Teatro da UERN (FESTUERN), em sua oitava edição, terá como arte homenageada o Cinema. Seguindo o exemplo das edições passadas, a coordenação do Festuern prestará homenagem a uma personalidade local. Serão reconhecidos o trabalho e o talento da cineasta potiguar Jussara Queiroz – que dirigiu filmes premiados nacional e internacionalmente, além de ter atuado como roteirista e fotógrafa.

Referência no Cinema de cunho social e político, a vida de Jussara Queiroz já foi tema do filme “O vôo silenciado do Jucurutu”, obra do diretor Paulo Laguardia. A cineasta que nasceu em Jucurutu/RN e estudou Cinema no Rio de Janeiro teve a carreira precocemente interrompida devido a uma encefalite que lhe deixou com sequelas. Atualmente, ela mora com a família em Natal.

Para o coordenador do Festuern, professor Adalberto Veronese, a escolha não podia ser mais acertada. “É importante que a obra dela seja reconhecida no Estado. Ficamos muito contentes em poder prestar essa homenagem”, afirmou.

VISITAS ÀS ESCOLAS – Com o encerramento das inscrições para o Festuern, será iniciada em junho a etapa de visitas às escolas. Foram inscritas 37 escolas e 11 grupos universitários, destes serão selecionadas 30 escolas e 6 grupos universitários.

As visitas das equipes responsáveis pela seleção ocorrerão no período de 15 de junho a 08 de julho. Serão seis trios de professores e artistas que irão assistir e avaliar nas escolas uma pequena parte do espetáculo que eles querem apresentar. Não será com figurino, nem cenário, a intenção é avaliar se o tema abordado representa a proposta do festival.

Uma das preocupações da coordenação do Festuern é com relação à greve da rede estadual de Ensino que distanciou os alunos das escolas e teve reflexos diretos no festival. “Realmente sentimos essa dificuldade. Tivemos uma reunião com representantes de algumas escolas e eles afirmaram que mesmo em greve vão realizar os trabalhos pedagógicos e os ensaios”, afirma o professor Adalberto Veronese.

REGIONAL – Efetuaram inscrição para participar do Festuern grupos de teatro de escolas de Mossoró, Areia Branca, Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Guamaré, Assu, Angicos, São Rafael, Caraúbas, Patu, Pau dos Ferros, Martins e Macaíba.
Também foram inscritos na categoria Grupos Universitários representantes de Mossoró, Macau, Patu, Pau dos Ferros e Assu.

As apresentações dos espetáculos selecionados para o VIII Festuern ocorrerão no período de 16 a 23 de outubro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Mais informações:
3315-2184 – PROEX