Vice-reitora Fátima Raquel apresenta projeto Flor de Lótus ao ministro da Saúde

A vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais participou hoje (31), em Brasília/DF, de audiência com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Acompanharam a visita o deputado federal Beto Rosado e a deputada estadual Larissa Rosado.

Na ocasião, Fátima Raquel apresentou ao ministro o projeto Flor de Lótus – um Centro de Referência para Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual. O projeto Flor de Lótus é realizado em parceria pela UERN, Ministério Público e Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM).

“É um projeto pioneiro no Nordeste que tem o objetivo de bem acolher, dentro de uma perspectiva humanizada, e evitar que essas vítimas de violência sexual peregrinem em busca de atendimento. Falamos com o ministro sobre a importância do Centro de Referência para potencializar o atendimento dentro do SUS e ainda para minimizar os riscos e agravos decorrentes de situações como essas que não sejam adequadamente acolhidas e tratadas. Ele nos garantiu apoio para trabalharmos a questão do custeio do projeto e recursos para capacitação junto a outros Centros”, ressaltou Fátima Raquel.

Na audiência foi solicitada ao ministro a liberação de recursos para a construção e reforma de hospitais, envio de ambulâncias, equipamentos e medicamentos para municípios do RN.

Sobre o Flor de Lótus – O ambiente do Centro de Referência tem uma equipe multidisciplinar, integrada e qualificada para oferecer cuidados médicos, atendimento psicossocial e orientações que garantam a proteção e direitos das vítimas, com encaminhamento para a Promotoria, Delegacia, ITEP, Conselho Tutelar e acesso aos serviços de Assistência Social do município.