Vice-Presidente da UNE discute com a UERN os planos na área de Assistência Estudantil

Fortalecendo o canal de diálogo com o movimento estudantil, o Reitor Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto recebeu na tarde de hoje (05) a visita do vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Mitã Chalfun, acadêmico do curso de Educação Física da UFRJ, que estava acompanhado da estudante Lidiane Samara, do curso de Ciências Sociais da UERN.

Os projetos de Assistência Estudantil foram discutidos durante a reunião. Para a UNE, além das cotas para ingresso, as universidades devem priorizar a permanência dos estudantes carentes com investimentos em bolsas, moradia e alimentação. “É fundamental que o governo dê condições para que esses alunos permaneçam na universidade. A UNE tem bandeiras históricas. Atualmente estamos participando das discussões sobre os recursos do Pré-Sal alocados para a educação, defendendo o modelo participativo”, ressaltou Mitã.

O Reitor Pedro Fernandes mostrou que a UERN compreende e abraça essa pauta, por isso está buscando recursos, através de emendas, para investir em projetos de assistência estudantil. Pedro Fernandes citou os convênios em vigor que contemplam bolsas – um inclusive com o prazo aberto através de parceria com a Escola do Governo. Outro dado informado pelo Reitor reflete o investimento em mobilidade: “No dia 20 de fevereiro estamos aguardando a chegada de um ônibus que auxiliará nas aulas de campo”, afirmou Pedro Fernandes.

Com relação ao Restaurante Universitário, a UERN fez contato com o governo do Estado e solicitou a implantação de um Restaurante Popular, inicialmente no Campus Central, em Mossoró. “Esse restaurante atenderia nossos alunos e servidores, além de ser aberto à comunidade. É um restaurante que cobra R$ 1,00 por refeição e conta com o acompanhamento de uma nutricionista. Nosso objetivo é buscar essa conquista também para os outros campi”, complementou Pedro Fernandes.

Sobre moradia, atualmente a UERN dispõe de cinco imóveis alugados, sendo três residências masculinas e duas femininas. No entanto, a intenção da Universidade é ter suas próprias residências não só no Campus Central, mas também nos outros Campi da UERN. Para que esse projeto se torne uma realidade, a Universidade aguarda os recursos necessários.

SEMINÁRIO – Nesta quinta-feira, 06, o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN) realiza o Seminário de Assistência Estudantil, às 8h, no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), com a presença de Mitã Chalfun.