Estreou na manhã desta sexta-feira, às 7h, na 105 FM, o Programa Canal Aberto que trata de assuntos relativos à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
No programa de estreia estiveram o reitor Pedro Fernandes e o vice-reitor Aldo Gondim que fizeram uma avaliação dos primeiros meses a frente da universidade.
Um dos assuntos em destaque foi o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da UERN que pode coincidir com a possível eleição suplementar para prefeito e vice nas cidades de Mossoró, Carnaubais, Pedra Grande e Marcelino Vieira.
O reitor Pedro Fernandes fez um apelo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que antecipe ou adie em uma semana o pleito marcado para 2 de fevereiro.
Ele lembrou que a data está marcada há quase um ano e que isso poderia prejudicar a preparação dos alunos. “Queria fazer um apelo ao TRE para que o nosso vestibular não seja prejudicado porque os alunos já estão se preparando há bastante tempo. Vamos buscar um entendimento neste sentido”, destacou.
O reitor disse ainda que respeita a posição do tribunal e que age assim em consideração aos alunos que estão se preparando. Ele disse ainda que vai buscar um entendimento com a Justiça Eleitoral.
Mas o primeiro Canal Aberto não ficou restrito ao vestibular. Outros temas também foram abordados como a busca por recursos federal para reforçar as ações da universidade. “Estamos buscando o apoio dos parlamentares em defesa da UERN em busca de emendas. A universidade está agindo de dentro para fora. A busca será incessante”, frisou.
Outro aspecto importante abordado foi o trabalho de extensão feito pela UERN. “Nós temos que dá satisfações à comunidade fazendo alguma coisa. Temos o serviço do ambulatório, o núcleo de línguas, os consultórios odontológicos e a prática jurídica que está saindo do Centro de Mossoró e chegando aos bairros atendendo as pessoas. Temos a questão encalhamento de 30 golfinhos que teve destaque mundial com sucesso de salvamento com 83% de aproveitamento”, disse o Reitor.
Um dos pilares da nova administração é prosseguir com o crescimento vertical criando mais cursos de mestrado. “Quando assumi a pró-reitoria em 2009 nós tínhamos apenas três cursos de mestrado conquistados nos tempos do professor Carlos Ruiz. Terminamos 2013 com cursos de mestrado em todas as áreas do conhecimento. Conquistamos o mestrado em Serviço Social”, acrescentou.
Já o vice-reitor Aldo Gondim destacou o trabalho a frente da avaliação da dedicação exclusiva para professores e falou sobre a agenda de ontem no município de Apodi onde assinou parceria entre a UERN e a Comunidade Sítio Córrego para a implantação de uma minifábrica de suco. A “É uma honra muito grande fazer parte dessa equipe e de estar ao lado do professor Pedro e de poder fazer o melhor pela nossa universidade”, concluiu.
Ao final do programa foi exibida uma reportagem sobre a inclusão de Milton Marques de Medeiros na galeria dos ex-reitores da UERN. “Esse momento representa muito para nós que fizemos a administração da UERN nesses últimos oito anos. É como se estivéssemos sendo homenageados pela comunidade. Isso significa para nós um aplauso com um certo reconhecimento”, comentou Milton.