O Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM/UERN), juntamente com a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), fará uma ação cultural na próxima quarta-feira, 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha.
A atividade ocorrerá no Cafezal, a partir das 16h. Nesta segunda-feira (23), a partir das 15h, no salão da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte haverá uma oficina de preparação e de construção dos cartazes.
O enfoque da Ação Cultural será sobre a Valorização da Beleza e Cultura da Mulher Negra. A nível nacional, a AMB lançou uma campanha intitulada “Não tenho vergonha do meu cabelo, tenha vergonha do seu racismo”. A campanha será lançada localmente.
Durante a atividade também haverá a exposição fotográfica “Negro e Lindo”, músicas que falam da cultura negra e/ou que são cantadas por mulheres negras; cartazes expondo, por meio de dados, a realidade das mulheres negras no Brasil e no RN; pessoas fazendo trançado nos cabelos, como valorização da cultura negra e um painel onde as mulheres possam deixar suas expressões.
HISTÓRICO- O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.
Serviço:
Local da ação: Cafezal
Data: 25/07
Horário: A partir das 16h
Clique abaixo e veja o convite:
CONVITE