Confira a programação da V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN

No período de 23 a 27 de outubro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza a quinta edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (V SCTI-UERN), que traz a temática “A Matemática está em Tudo”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e com as comemorações do Biênio da Matemática 2017-2018 no Brasil.

Será emitido o certificado de 24h, que serão disponibilizados on-line posteriormente após a checagem da frequência. Alunos do PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM e PIBIC-COHM edição 2016/2017 já estão inscritos.

A programação será desenvolvida no Campus Central, organizada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), de Ensino de Graduação (PROEG), de Extensão (PROEX) e de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE).

A V SCTI-UERN apresenta como objetivo central discutir o ensino, a ciência, a tecnologia e inovação e a extensão em nível nacional, regional e local. A programação reúne 14 eventos simultâneos articulados pela PROPEG, PROEG, PROEX e PRORHAE, além das diversas unidades acadêmicas. O Campus Central será transformado em uma grande área de integração acadêmico-científica para os alunos, professores, técnico-administrativos e os diferentes segmentos da sociedade em torno da discussão da ciência, tecnologia e inovação e, em especial, da educação em matemática.

Veja a Programação Final

➡ Cronograma de exposição de banner

➡ Orientações para confecção de banner

Temática do evento: A Matemática está em tudo

Conhecida como ‘a ciência das ciências’ e, por outro lado, não reconhecida como ciência por outros, a Matemática tem tantas definições quanto aplicações, explora o raciocínio lógico e abstrato e é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina.

A Matemática é, sem dúvida, uma das áreas de conhecimento mais fascinantes e antigas. Acredita-se que ela tenha surgido antes mesmo da escrita e suas aplicações concretas impulsionaram o desenvolvimento da humanidade desde as primeiras civilizações por meio do manejo de plantações, medição de terra, registro do tempo e do comércio. Desde então, suas aplicações foram se multiplicando e se tornando mais complexas como na Álgebra, Geometria, Trigonometria, Porcentagem, Estatística, Topologia, dentre outras.