Universidade fará II Congresso Nacional UERN, em setembro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora 53 anos no próximo mês de setembro. Além da Assembleia Universitária, no dia 28 – que tradicionalmente marca o aniversário – a instituição dará posse à nova reitora e ao novo vice-reitor e  realizará uma série de atividades comemorativas. Entre elas está a segunda edição do Congresso Nacional UERN, que neste ano discutirá o tema “(Re)conexões para a educação do amanhã” e também faz homenagem ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire.

O congresso foi pensado pela instituição como um grande momento de debates, discussões e reflexões acadêmicas no mês de aniversário da instituição. O evento vai acontecer de forma on-line, com a presença de estudantes, pesquisadores, professores e diversos profissionais em atividades, como conferências, salas temáticas, oficinas e mostras de projetos. Mais informações podem ser vistas no site: https://bit.ly/congressouern.

“Pensamos o Congresso UERN como um momento também de troca de saberes e intercâmbio com profissionais de outras universidades. Uma programação vasta e diversificada, acessível a todas às pessoas. Tenho certeza que viveremos grandes momentos de aprendizado”, comentou a professora Fátima Raquel, reitora em exercício da Uern.

De todas as atividades, somente as oficinas exigirão inscrição prévia, pelo fato das vagas serem limitadas. Os interessados poderão se inscrever a partir de 1º de setembro. Nas demais atividades, a participação é livre. Interessados em receber certificação terão que preencher formulário de presença a cada atividade.

MOSTRA
Na edição deste ano, o congresso contará também com mostras de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de ações artísticas e culturais. No Curta Ciência, estudantes e pesquisadores poderão apresentar seus projetos em um vídeo de 3 minutos de duração. O material ficará disponível na conta da Uern, no YouTube, e será exibido também durante as atividades on-line. Da mesma forma, artistas poderão apresentar seus trabalhos no Curta Arte, que possui formato semelhante. “Nossa proposta é criar cada vez mais espaços de divulgação científica, fazendo com que mais pessoas conheçam o trabalho realizado pela comunidade da Uern. O Curta Ciência e o Curta Arte foram pensados com esse objetivo”, explica Emanuella Veras, servidora da universidade e integrante da equipe de organização do evento.

Na primeira edição, ocorrida no ano passado, cerca de 1,7 mil pessoas se inscreveram no congresso.

Texto: Esdras Marchezan