UERN une forças com UFERSA e Prefeitura de Mossoró no combate ao Covid-19

Na tarde da quarta-feira, 25, representantes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) reuniram-se com a secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, e sua equipe.

A ideia é que o aparato técnico, científico e material das instituições de ensino estejam à disposição do governo local para cooperar no combate à pandemia Covid-19.

Em nota pública, a Prefeitura de Mossoró informou que as estratégias incluem, por exemplo, teleconsultas e telerregulação, além de suporte nas unidades de atendimento.

“Nós somos epidemiologistas e achamos por bem nos oferecer para pensar quais estratégias e saber o que a Secretaria Municipal de Saúde estava precisando e que nós, como instituição de ensino, pudéssemos fazer frente”, disse a doutora Andrea Taborda, coordenadora da Residência de Medicina de Família e Comunidade da UERN e professora da UFERSA.

Destacando o programa de voluntariado da UERN, a professora solicitou da prefeitura um levantamento de demandas para elaboração de estratégias comuns.

As universidades devem ainda manter estreito contato para verificação de seu aparato técnico e humano disponíveis, de modo a disponibilizá-los para pesquisas e para auxiliar nos atendimentos.

Andrea Taborda salientou que “seria interessante a gente fazer um apanhado geral para que consigamos otimizar as nossas ações”.

De acordo com a professora Cicília Raquel Maia Leite, chefe de Gabinete da Reitoria da UERN, a instituição já se colocou à disposição para cooperar e desenvolver iniciativas locais de combate ao vírus.

“Algumas frentes começaram a ser trabalhadas, no curso de Medicina, no curso de Enfermagem e aí cada um foi tentando ajudar nessa perspectiva”, disse.

Para o infectologista Fabiano Maximino, professor da Faculdade de Ciências da Saúde FACS/UERN, “é importante que todos os poderes se unam para vislumbrar o bem comum e a vida da população”.

Por isso, completou, “é fundamental que as universidades, que detêm o conhecimento técnico, possam participar de maneira contundente para poder fazer com que todos possamos passar por essa circunstância difícil de agora”.