UERN: UMA INSTITUIÇÃO VOLTADA PARA O SOCIAL

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um tradicional instituto de ensino da nossa Unidade Federativa. Neste locus do saber científico, imperam os princípios da busca continua do conhecimento e do aperfeiçoamento do profissional forma(n)do que vai dar sua contribuição à sociedade quando da saída para o mercado de trabalho. Esta academia busca sempre a excelência no ensino em todo o seu contexto, priorizando a função social de uma instituição voltada para o desenvolvimento da população em sua base territorial.

A UERN tem crescido sobremaneira e com isso vem implementando, com o apoio e o reconhecimento do Governo estadual, vários campus em todas as cidades pólos no Estado.  Em Natal, começou a desenvolver as suas atividades utilizando-se de um espaço anexo à biblioteca da Zona Norte no Conjunto Santarém, Bairro Potengi. Passados alguns anos, transferiu suas instalações para o antigo shopping Airton Senna onde desenvolve seus diversos cursos, entre eles Ciência da Computação, Turismo e Direito. Todavia, o público da UERN sempre sonhou em ter sua própria sede, e este projeto está sendo realizado pelo poder público que já inaugurou o Complexo Cultural Dr. João Chaves e no início de 2011, possivelmente, entregará o prédio da UERN prontinho para servir à sociedade natalense, principalmente aos moradores da Zona Norte, que têm clamado sobremaneira por melhores condições de existência e participação social.

O novo campus contará, além de salas de aulas climatizadas e equipadas com todas as mídias disponíveis, com biblioteca central, auditório, ginásio coberto, piscina semi-olímpica, laboratório de informática e demais equipamentos dignos de uma instituição de ensino de tradição. Já se escreveu, quando o campus da UERN funcionava no conjunto Santarém, que se constituía em um demérito para o corpo discente e docente, haja a vista a distância do centro.  Na verdade, muito embora com seus problemas, essa é uma das áreas que mais se desenvolvem e tende ainda a ter melhores condições, assim que obras de porte como a malha viária e o novo aeroporto forem concluídas, ademais, a população local é como qualquer outra, tem as mesmas dificuldades, mas luta continuamente por suas melhorias. Destaque-se que depois da inauguração da ponte Newton Navarro, as distâncias se encolheram e hoje a Zona Norte é o espaço na cidade com maiores oportunidades para investimentos. Tome-se, como exemplo, os empreendimentos comerciais e imobiliários que estão chegando, além das obras estruturantes em plena execução.

A UERN, como núcleo do saber científico, desenvolve projetos de extensão e outras atividades na Zona Norte. Por exemplo, sua prática jurídica funciona na antiga Avenida Pompéia, atendendo centenas de pessoas que necessitam de apoio na luta por seus direitos. Ademais, essa instituição jamais deixou o local que, como sabemos, constitui área por demais necessitada ainda de políticas públicas de inclusão social, além de obras estruturantes de saneamento, drenagem e de serviços de saúde, educação e segurança. Com o estabelecimento da UERN na antiga área da João Chaves, oferecer-se-ão melhores condições de desenvolvimento para toda a comunidade local. Em breve, o núcleo de prática jurídica estará se mudando para o próprio Complexo Cultural da Zona Norte, no mesmo espaço onde está sendo construído o campus universitário facilitando, ainda mais, o acesso.

Para ser atendido no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UERN, é preciso ser morador local, levando-se um comprovante de residência; deve também o solicitante não auferir uma renda superior a dois salários mínimos. É preciso inicialmente se fazer uma triagem com uma equipe multidisciplinar e preparada para encaminhar aqueles casos mais complexos diretamente para os estagiários que fazem o atendimento, supervisionados por um professor(a), também advogado(a), buscando, primeiramente, a conciliação, seguindo uma orientação própria do poder judiciário. Não se logrando no consenso, ajuíza-se uma ação no Fórum da Zona Norte, que tramitará em uma das varas sorteadas. É importante que se diga que o NPJ da UERN somente atende a causas cíveis, principalmente referente ao direito de família.

Enfim, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é um investimento que os governos estaduais têm realizado, que sempre trouxe muitos benefícios para a população do Estado. Muito mais do que uma Universidade, a UERN é um verdadeiro templo de desenvolvimento social, como diz sua frase símbolo:

Liber vi spiritus

Mairton Dantas Castelo Branco – Capitão PM-RN – castellobianco@gmail.com

Artigo publicado no Jornal de Hoje – Natal-RN – p.2, edição do dia 12 de abril de 2010