Os reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José de Arimatea de Matos, estão ampliando parcerias e vão buscar apoio do Governo do Estado para que professores das respectivas instituições possam concluir doutorado em Administração na PUC, em Curitiba. O primeiro passo foi dado na manhã desta sexta-feira, na Reitoria da UFERSA, com a presença de representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).
Na reunião, que contou com a presença da Diretora Científica da FAPERN, Karla Darlene Nepomuceno Ramos, ficou deliberado a realização de um encontro com a Governadora Rosalba Ciarlini, em data a ser definida, com os reitores das Universidades e Direção da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).
A Diretora Científica da Fundação, Karla Darlene Nepomuceno Ramos, informa que foi convocada para reunião com os reitores para tratar sobre um programa com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de um programa que apoia os Minter e Dinter (Mestrado e Doutorado institucionais), que é a capacitação de professores com atividades de ensino e pesquisa, uma das metas do acordo de cooperação que a FAPERN tem junto a CAPES.
O Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José de Arimatea de Matos, disse entender que o esforço conjunto vai permitir melhores condições aos professores que estão fazendo capacitação em outros Estados, no caso específico, Paraná.
O Reitor da UERN, Pedro Fernandes, disse se tratar de uma reunião que dá continuidade ao trabalho iniciado há mais de dois anos, que é a formação de uma turma de doutorado em Administração junto com a PUC/Paraná. Segundo ele, trata-se de um projeto que está dando certo, em que todos os alunos já cumpriram 18 disciplinas e estão prontos para fazer o seu estágio obrigatório em Curitiba. “E nesta reunião com o Reitor da UFERSA e diretora da FAPERN, estamos reiterando o nosso compromisso, para dar todo apoio a esses alunos, que são professores nossos. E convidamos a FAPERN para participar, uma vez que esse curso teve um edital agora aprovado para custear atividades como bolsa custeio para esses alunos durante o estágio obrigatório em Curitiba.”
Para o Reitor, compete aos gestores das instituições envolvidas buscar a liberação desses recursos para que esses docentes tenham as condições necessárias para desempenhar seu trabalho e trazer aquilo que o Estado tanto quer, principalmente porque são pessoas com conhecimento e capacidade para desenvolver a nossa região.