Uern TV visita a menor reserva ambiental do país

O programa de TV Recursos Naturais, projeto de extensão da Uern TV, coordenado pelos professores Marco Escobar (DECOM) e Rodrigo Guimarães (DGA), aborda a Ilha dos Lobos, a menor unidade de conservação federal do país. Localizada a dois quilômetros da costa no Rio Grande do Sul, é um dos dois únicos refúgios de lobos e leões-marinhos do litoral brasileiro. Biólogos do Instituto Oceano Vivo, organização não governamental que monitora o local, levaram a equipe do programa para um sobrevôo, onde foi possível explicar o trabalho de monitoramento do local.

A área total da ilha é um pouco maior do que dois campos de futebol. Onde “lobos e leões-marinhos vindos do Uruguai e até da Argentina  procuram águas mais quentes”, explica o biólogo marinho Tiago Nóbrega, do Instituto Oceano Vivo em entrevista ao programa Recursos Naturais.

Como o nome diz, a ilha é dominada por lobos e leões-marinhos, mas o espaço é dividido harmonicamente com baleias, golfinhos, tartarugas e aves costeiras e marinhas. No local são mais 100 animais que ali se alimentam, acasalam e descansam.

O acadêmico Murilo Santos, do curso de Publicidade e Propaganda da UERN, extensionista no projeto, realizou a escolha das melhores imagens para a edição. O programa gravado no Rio Grande do Sul pelo professor e jornalista Marco Escobar vai ao ar na segunda-feira, dia 12 de dezembro, às 19:30, na UERN TV, canal 21 da TV Cabo Mossoró (TCM), e fica disponível no canal do YouTube da UERN TV.