UERN terá incubadora social em Natal

A incubadora Catavento: Núcleo para inovação em empreendimentos sociais sustentáveis será mais um serviço prestado pela UERN à zona Norte de Natal, onde está o Campus da Universidade na capital.

O projeto é um sonho do Prof. Dr. João Batista de Freitas, do curso de Turismo, que será o coordenador do Núcleo. “O projeto foi abraçado por um grupo de amigos (professores e técnicos) que desde então passou a ser algo coletivo e conseguimos materializá-lo”, conta.

A Catavento terá em sua essência a promoção do desenvolvimento da zona Norte, por meio do fortalecimento dos negócios de impacto social.

A incubadora foi institucionalizada por meio de um edital da UERN (EDITAL N° 001/2016-DPI/PROPEG/UERN), posteriormente foi aprovada pelo CONSEPE. Recentemente o SEBRAE/RN lançou uma Chamada Pública (SEBRAE 01/2018 – Incubadoras de Empresas, no sentido de apoio técnico e financeiro às incubadoras de empresas em fase de operação e em fase de criação/implantação), o resultado dessa chamada foi publicado dia 02/05/2018 e a Catavento foi aprovada.

“O apoio do Sebrae se deu desde o surgimento da Catavento. Em 2017, tivemos a Valéria Maria Ferreira da Cruz, consultora do Sebrae/RN, que revisou todos os documentos internos da incubadora, além de proporcionar um apoio técnico. Com a aprovação na última Chamada Pública, o Sebrae seguirá com o apoio técnico e financeiro”, explica Freitas.

A Catavento será uma incubadora social, para apoio técnico e de gestão para negócios cujo foco é produzir um impacto no desenvolvimento da sociedade, principalmente por oportunizar meios na busca de soluções de problemas sociais, ao mesmo tempo que possibilita a geração de renda e qualidade de vida. Instalada nas dependências do Campus de Natal, ela irá abrigar em média dez incubadas, que serão selecionadas por meio de edital público a ser amplamente divulgado.

A incubação terá três etapas: pré-incubação, incubação e pós-incubação. O tempo médio será de 2 anos podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

A UERN irá oferecer infraestrutura a essas empresas: salas para esses empreendimentos funcionarem e ambientes coletivos, para reuniões e treinamentos, além das áreas de uso comum, como recepção e copa/cozinha. As incubadas também terão acesso aos laboratórios e à biblioteca do CAN/UERN, bem como terão fornecidos serviços de energia elétrica, internet, telefonia e recepcionista.

A incubadora também vai promover qualificação das incubadas, através de cursos de planejamento estratégico e de elaboração de planos de negócios; consultorias e treinamentos, mediante a necessidade existente; e assessorias nas áreas gestão, marketing, financeira e jurídica, bem como para acesso a recursos: assessoria e apoio para captação de parcerias comerciais e tecnológicas; e de recursos financeiros oriundos de editais externos.

Além disso, será proporcionado às incubadas contatos com entidades governamentais e investidores de setores específicos, que oportunizem elevar o nível de competitividade delas, e a divulgação das empresas em eventos, para socializar experiências e adquirir parcerias.

Por que uma incubadora na UERN?

A CATAVENTO será tratada como uma ferramenta acadêmica de integração entre teoria e prática nos cursos do CAN/UERN, por meio do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, ela será um mecanismo para o desenvolvimento e viabilização de novos empreendimentos sociais sustentáveis na zona Norte de Natal, o que atende ao anseio da Universidade de ser um corpo pensante e atuante dentro da comunidade na qual está inserida.