Uern Talks do Dia da Ciência promove discussão sobre Transtorno do Espectro Autista

O programa UERN Talks desta quarta-feira (8) abordou o tema “Autismo e realidade: projeto ação Pró-TEA contribuindo para a inclusão”. As convidadas foram as professoras Áurea Christina e Allyssandra Rodrigues, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN). A mediação foi do professor Esdras Marchezan, docente do Departamento Comunicação Social e assessor de Governança da Informação e Transparência da UERN.

Inserido na programação do Dia da Ciência, o Uern Talks fez alusão ao projeto de extensão Pró-TEA, desenvolvido por docentes e estudantes da FACS. Coordenadora do projeto, Áurea Christina falou inicialmente sobre as dificuldades de acesso ao diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“As pessoas têm erroneamente a ideia de que o autista será aquela pessoa com comportamento arredio, que não gosta de carinho e não se comunica. Mas não é obrigado as pessoas com TEA possuírem todos esses comportamentos. A gravidade do transtorno vai variar de acordo com a presença ou não de mais sintomas”, explicou a professora Aurea, citando que a dificuldade de interação social é um dos principais sintomas.

Colaboradora do projeto, Allysandra Rodrigues fez uma retrospectiva das ações realizadas pelo Pró-TEA e ressaltou a participação dos estudantes, profissionais convidados e familiares. “Foram momentos de grande troca e aprendizado. O curso de Medicina é bastante intenso, nossos alunos têm uma grande carga horária de ensino, mas nem por isso eles deixam de fazer pesquisa e extensão”, comentou Alyssandra, destacando a importância da Uern ao desenvolver projetos de complementação à formação médica.

Outros assuntos relativos ao Transtorno do Espectro Autista e ao projeto Pró-TEA foram abordados pelas professoras. Veja o programa na íntegra AQUI.

Conheça mais sobre o Pró-TEA por meio do instagram do projeto: @acaoprotea.

➡ O UERN Talks é transmitido ao vivo, sempre às 16h pelos canais da UERN TV no YouTube e Facebook e no canal 23.1 da TCM Telecom. O projeto institucional de divulgação científica é realizado pela Assessoria de Governança da Informação e Transparência em parceria com a UERN TV e a Agência de Comunicação (AGECOM).