Encontrar novas soluções para a reutilização dos resíduos provenientes da extração do sal. A ideia foi apresentada ao ministro Marco Antonio Raupp pelo reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, em reunião nesta quinta-feira (8), da qual também participaram o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.
Segundo o reitor, a água que resulta do processo de extração do sal da água do mar geralmente segue para os rios. A intenção é aproveitar o potencial desse resíduo para tentar solucionar a questão da salinização da água doce. “Para isso, vamos precisar de pessoas que tenham conhecimento, contribuir para essa formação de recursos humanos e construir ações em parceria com outras instituições”, disse Pedro Fernandes.
Ele ressaltou a importância do investimento em pesquisa e inovação no estado. “A região de Mossoró é responsável por 95% da produção salineira de todo o país e vem despontando com atividades de pesquisa e em relação à parceria com as empresas”.
A proposta será encaminhada para avaliação da Secretária de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. “É importante termos um projeto inovador para o sal”, observou o ministro.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI
Foto: Giba – Ascom do MCTI