UERN SERÁ REPRESENTADA EM CONGRESSO NO RIO DE JANEIRO

O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação (PET Pedagogia) participará do Congresso Infâncias e Brinquedos Ontem e Hoje na Universidade Federal Fluminense(UFF), em Niterói (Rio de Janeiro), no período de 10 e 13 de Outubro de 2011. Na oportunidade, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será representada por alunos e professores da Faculdade de Educação (FE), Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O Congresso, que pretende discutir pesquisas e estudos voltados à área da Infância, contém em sua programação: Cirandas de Ideias com apresentação de comunicação oral; Mesas Redondas, Palestras e amostras culturais em todos os espaços do evento. Além das Bolsistas do Programa, outros alunos das Faculdades de Educação, Matemática e os professores Jean Mac Cole Tavares Santos (professor da FE e Tutor do PET), Giovana Carla Amorim, Vera Lúcia de Abreu e Maria das Dores Rodrigues (professoras da FE), eles aprovaram trabalhos completos em todos os eixos temáticos.
A participação de alunos e professores no evento conta com o apoio da Faculdade de Educação – FE, Departamento de Apoio ao Estudante – DAE e o Diretório Central dos Estudantes – DCE.
TEMAS – O cronograma de atividades a ser colocado em prática durante este período esta assim distribuído:
-Experiências lúdicas no processo de ensino-aprendizagem da matemática (Adriano Cavalcanti da
Silva e Jean Mac Cole Tavares Santos),
-Experiências lúdicas no exercício da docência: caixa de areia (Jean Mac Cole Tavares Santos, Vera
Lúcia de Abreu e Maria das Dores Rodrigues).
– Uma reflexão sobre o saber fazer pedagógico: movimento musicalizado e não musicalizado
(Milene Rejane Pereira, Micaela Ferreira dos Santos Silva, Valquíria Gomes Duarte, Ana Glícia de Souza
Medeiros e Alexsandra Maia Nolasco),
– Jogos e brincadeiras na educação infantil sob olhares: perspectivas, conceitos, contribuições
(Milene Rejane Pereira, Ana Glícia De Souza Medeiros e Cibely Rafaelly Gurgel),
– O brincar e suas implicações: estudo realizado na UEI Amélia Ferreira de Sousa em MOSSORÓ/
RN (Mariluze Riani Diniz dos Santos, Edilene da Silva Oliveira, Francisca Natália da Silva, Maria de
Fátima da Silva Melo),
– Brincadeiras na infância: observações e práticas nas Unidades de Educação Infantil de
MOSSORÓ-RN (Érica Renata Clemente Rodrigues, Milene Rejane Pereira, Sheila Beatriz da Silva
Fernandes, Sonally Albino da Silva Bezerra),
– A brincadeira na educação infantil: concepções e práticas (Micaela Ferreira dos Santos Silva,
Valquíria Gomes Duarte, Maquézia Emilia de Morais e Lília Kênia Galvão da Silva),
-A brincadeira como base na infância: análises da realidade sobre a prática docente (Alexsandra
Maia Nolasco, Micaela Ferreira dos Santos Silva e Giovana Carla Amorim – orientadora),
-A conceituação de educação infantil e de criança na legislação brasileira: a importância do brincar
(Giovana Carla Amorim – orientadora, Alexsandra Maia Nolasco e Micaela Ferreira dos Santos),
-Entre brinquedos, chupetas, papéis e lápis: o diálogo necessário entre a infância e a educação
(Mifra Angélica Chaves da Costa),
-A brincadeira na escola: compreendendo interfaces de uma prática educativa (Emerson Augusto de
Medeiros e Edinária Marinho da Costa).
– Educação Infantil: trabalhando o desenvolvimento cognitivo da criança pela brincadeira
(Francisca Natália da Silva e Maria Kélia da Silva).