Uern sediará Fórum Nacional de Reitores(as) da Abruem em 2023

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vai sediar o 71° Fórum de Reitoras e de Reitores da Abruem, que acontece de 18 a 21 de outubro do próximo ano em Mossoró.

A definição da data aconteceu durante a reunião do Pleno da Abruem, dentro da programação do 68° Fórum da entidade, que acontece em Curitiba, na Universidade Estadual do Paraná, reunindo reitoras e reitores de universidades estaduais e municipais de todas as regiões do país.

“Para nós é uma honra voltar a sediar o Fórum da Abruem, depois de mais de 20 anos, agora em um novo momento. Conquistamos nossa autonomia, nosso plano de cargos, implantamos políticas importantes como a política de assistência estudantil e de enfrentamento à violência contra a mulher. Temos muitas experiências a compartilhar e muito o que aprender. Tenho certeza que será um grande momento de compartilhamento de vivências que marcará a nossa história”, afirmou a reitora Cicília Maia, que participa do Fórum em Curitiba.

Na mesma reunião, o Pleno da Abruem instituiu a Câmara de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas. A Uern participou ativamente das discussões para a criação desta Câmara, através dos ex-reitores Pedro Fernandes e Fátima Raquel, e recentemente, da reitora Cicilia Maia.

A reunião também definiu a composição das câmaras. A reitora Cicília Maia foi eleita presidente da Câmara de Gestão, Governança e Legislação, da qual já era integrante. Esta Câmara tem por finalidade auxiliar, compartilhar e propor medidas que visem ao aprimoramento da gestão nas instituições afiliadas.

A Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais atua diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, buscando aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.