UERN sedia mais uma reunião do II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade

Foi realizada no dia 21 de julho, na Sala de Multimídia I da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN), reunião da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) para discutir os preparativos para a Organização do II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de Direito.
O encontro contou com o trabalho de interpretação para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS com ajuda dos intérpretes Edson de Lima Filho e Tiago Sousa Moreira.
O II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de Direito é Coordenado pela Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas/UERN.
Ela explica que a reunião do dia 21 transitou em três eixos: Definir práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com as áreas de educação, deficiências e inclusão; Identificar atividades cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da universidade e da sociedade; Estimular a Formação continuada e qualificação profissional através de cursos de capacitação, oficinas, seminários, palestras, ciclos de debates, minicursos. “Nosso objetivo é aprofundar as discussões, aproximar profissionais, trocar e compartilhar experiências, com vistas à promoção de ações que busquem a efetivação da inclusão de estudantes com deficiência, e Necessidades Educacionais Especiais, o respeito ao princípio da diversidade e pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito da coletividade”, acrescenta a professora Ana Lúcia.
Ela destaca ainda que o Seminário debaterá a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário, especificamente sobre o acordado entre os Estados Partes no que diz respeito a assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação, adotando medidas para garantir que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência”.

A Diretora do CAS, Lucivanda Braga, e equipe, apontam a importância da reunião e diz “O que falar dessa parceria UERN/DAIN/CAS?. É extremamente importante, pois é o reconhecimento do nosso trabalho, que você passou a conhecer e ser uma defensora da causa e do trabalho do CAS, você é uma pessoa de grande valor e de uma grandeza imensa e ter você do nosso lado nos orgulha imensamente”.

Núzia Roberta Lima e Marcos Atenildo Nogueira destacam “É com muito orgulho que o Colégio Diocesano Santa Luzia em nome de Pe. Sátiro Cavalcante Dantas e Pe. Charles Lamartine firmam a parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, por acreditarem que  educação não se faz sozinha e sim através da construção coletiva de vários sujeitos. Essa parceria representa um momento charneira entre a educação básica e o ensino superior, quebrando barreiras e construindo novos horizontes que irão marcar um novo momento da história da educação na cidade de Mossoró-RN. Dessa maneira  escola e universidade vão (re)ssignificando o conceito de educar para a diversidade.

Por sua vez, Janaina Kenia Bezerra Montenegro afirma que “Gostaria de agradecer o convite e externar a nossa alegria enquanto instituição de participa deste processo de construção do II Seminário Potiguar e outras ações que já tivemos a oportunidade de participar. Parabenizo desde já a iniciativa e dizer que  são ações como esta que enriquecem e fortalecerm ainda mais o processo de inclusão, quebrando os paradigmas e as barreiras que enfrentamos  para pode oportuniza e promover o direito da dpessoa com deficiência. Quero parabenizar pela sua edicação e atenção a esta causa e a UERN por facilitar as ações. Parabéns a vocês e o nosso muito obrigada!!!…Janaina kenia Bezerra Montenegro Presidente e Mizia Emanuela Mendes Veras,  Coordenadora Pedagógica. SOZINHO SEREMOS FRACOS E JUNTOS SEREMOS FORTES NA CAUSA QUE ABRAÇAMOS.

Já João Zacarias de Souza Neto, Diretor do CADV alude ao fato de que “O CADV entende que a inclusão destas instituições no II Seminário potiguar é de vital importância, pois favorece a discussão com as pessoa que vivem na pele a deficiência, com a qual se vive e trabalha. Parabéns pela iniciativa”.

Por sua vez Thiago Fernando Queiroz, representando a Associação de Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM) emitem a seguinte reflexão:

“Pôde-se avaliar a presença de várias entidiades que trabalham com a perspectiva inclusiva que tem o interesse de contribuir com o II Seminário Potiguar dará oportunidade de trocarmos experiência e visarmos um evento que com certeza será de tamanha magnitude. Notadamente esses evento abrirá novos leques em termos de inclusão”

Ady Canário, da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social/CAADIS/UFERSA afirma “para a UFERSA por meio da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS) parabeniza a DAIN pela realização do II Seminário Potiguar que oportuniza a cooperação e intercâmbio de experiência entre as instituições. Dentre outros aspectos a repeito da educação na perspectiva da efetivação de direitos da pessoa com eficiência”

A Equipe do Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS, “sente-se honrado com o convite para participar do II Seminário Potiguar, colaborando com momentos de reflexões, discussões e trocas de experiências com instituições que lutam em prol da inclusão”.

A comissão do II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográfica (II ERNAB) afirma que é indiscutível a pertinência de momentos como esse proposto pela coordenação do II Seminário Potiguar, pois reúnem as instituições locais, públicas e privadas, em função da aprofundar a relação bidirecional entre a universidade e a sociedade através de ações de cooperação, concretas, de tal modo que os problemas sociais urgentes recebam atenção produtiva por parte da universidade.

Serviço:
Parcerias presentes:

1.Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS

Representado por:

Teresa Cristina de Sousa F. A. Duarte
Décima Maria de Souza Albano
Francileide Monteiro da Silva
Francisca Elizeuda Dantas da Silva
Rosa Maria da Costa Siqueira

2.Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Mossoró (APAE)

Representado por:

Janaina Kenia Bezerra Montenegro

Mízia Emanuella Mendes Veras

3.Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social/CAADIS/UFERSA.
Representado pro:

Ady Canário de Souza Estevão

4.Centro de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS);

Representado por:

Lucivanda Braga Lima
Rita de Cássia de Souza Maia
Rita de Cássia Araújo Amaro

5.Associação de Surdos de Mossoró (ASMO);

Wiksendeles de Sousa Santos
Wagner Alves da Silva Queiroz
Luziano Barreto

6.Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró (CADV);

João Zacarias de Souza Neto

7.Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM);

Thiago Fernando de Queiroz

8. II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas

Representado por:

Maria da Conceição Fernandes de França
Mifra Angélica Chaves da Costa
Vicente Celeste de Oliveira
Francisco de Acaci Viana Neto
Vanessa de Oliveira Carvalho