Uern retoma testagem para Covid-19 de servidores e alunos

Diante do aumento de casos virais e o registro de uma nova variante da Covid-19, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) retomou a testagem para Covid em estudantes, servidores e dependentes. A testagem está sendo realizada na Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), uma vez por semana.

A servidora Marília Carlos, responsável por fazer a testagem, explica que a demanda para fazer testes está baixa, por isso que o serviço está sendo disponibilizado somente um dia na semana. É importante destacar que o ideal é que o paciente esteja com cinco dias de sintomas para resultados mais seguros.

A professora Isabel Amaral, titular da Progep, salientou que, na Uern, não há registro de servidores com Covid desde setembro. Todavia, a testagem foi retomada como forma de identificar o surgimento de novos casos.

Além da testagem, o Comitê Covid-19 da Uern recomendou a adoção de várias medidas de prevenção, como a volta do uso de máscaras em ambientes fechados, o retorno das campanhas de conscientização, especialmente com o alerta da necessidade de se tomar as doses de reforço.