Uern reivindica apoio da Abruem para solicitar reajuste das bolsas PET ao FNDE

A Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizou, na tarde desta quarta-feira (22), sua reunião mensal com a participação de reitoras e reitores das instituições afiliadas.

A reunião foi aberta com a avaliação do 67º Fórum Nacional da Abruem, realizado em Maceió/AL. Também foram discutidas a próxima edição do Fórum, que será realizado em dezembro deste ano em Curitiba/PR, e a viagem internacional da comitiva da Abruem ao México.

A reitora da Uern, profa. Cicília Maia, defendeu a valorização do Programa de Educação Tutorial (PET) e solicitou que a ABRUEM reivindique ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o reajuste das bolsas PET, cujos valores estão congelados há 9 anos.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Uern, Fernanda Abreu, e o professor Jean Mac Cole Tavares, tutor do PET Pedagogia, também participaram da reunião.

“Precisamos reforçar nosso pedido enquanto coletivo. Sabemos a importância do PET para a formação dos nossos estudantes de graduação”, afirmou a reitora Cicília Maia, recebendo o apoio dos outros gestores. A Abruem vai formalizar um documento em nome da entidade, solicitando, além do reajuste dos valores das bolsas, a abertura de novos programas PET.

Outros assuntos foram discutidos na reunião, entre eles a posse da diretoria da Abruem 2022-2024 e a proposta de criação de uma Câmara de Assistência Estudantil.