Uern reinaugura auditório e praça de convivência da Faculdade de Ciências da Saúde

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reinaugurou o auditório e a praça de convivência da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), em solenidade realizada nesta sexta-feira (1º), concluindo uma de suas mais importantes e robustas obras de infraestrutura.

Foram cerca de R$ 450 mil em investimentos e 15 meses de serviços, frutos da cooperação entre a Fundação da Uern (Fuern) e o Governador do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura.

Com capacidade para 214 pessoas, o auditório será multicompartilhado. Servirá à Uern e a toda a região. Além dele e da praça de convivência, a cantina da Facs e as salas administrativas presentes naquele espaço voltam a funcionar.

A governadora Fátima Bezerra e a reitora Cicília Maia encabeçaram a mesa da solenidade de reinauguração, que contou ainda com o vice-reitor Chico Dantas; a deputada estadual Isolda Dantas; o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques; a vice-chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Alyssandra Rodrigues; o vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho das Padarias; as vereadoras Larissa Rosado, Marleide Cunha, Carmem Júlia, Isaac da Casca, Omar Nogueira e Paulo Igo; e o discente Olímpio Magalhães, representante do Centro Acadêmico da Facs.

No ato, em que outras autoridades do estado também compareceram, a governadora anunciou a compra de 86 ônibus escolares, 46 com recursos estaduais e 40, resultado de emendas parlamentares.

O senador Jean Paul Prates enviou uma mensagem virtual. Não pôde comparecer pessoalmente em razão de outros compromissos. “Temos orgulho de construir um legado pela educação popular”, ressaltou no vídeo exibido.

“Essa faculdade é marcada por lutas belíssimas, e a reinauguração de seu auditório é uma conquista histórica. É fato que ainda temos pendências, mas é importante reconhecer os nossos avanços. Por isso, agradeço o trabalho realizado pela nossa universidade, pela nossa cidade e pelo RN”, disse o discente Olímpio Magalhães.

Emocionada, Alyssandra Rodrigues, professora e vice-chefe do departamento da Facs, lembrou os avanços daquela estrutura desde a inauguração do curso de Medicina, em 2004. “Passa um filme na cabeça”. Segundo a docente, são 60 médicos inseridos no mercado todo ano, muito deles de origem popular.

A vereadora Marleide Cunha, que cursou ensino superior na Uern, falou da satisfação de ver “a Universidade, que oferece oportunidades para trabalhadores e trabalhadoras, tão valorizada e respeitada”.

“Essa não é uma cerimônia qualquer. Estamos aqui na Faculdade de Medicina em que os filhos da classe trabalhadora podem bater no feito e dizer eu posso ser médico, eu posso ser médica”, completou a deputada Isolda Dantas. “Isso é muito mais que inaugurar um auditório, é dizer pra essa Universidade que ela é, sim, um dos maiores patrimônios do estado”.

Reitora da Uern, a professora Cicília Maia registrou a sua satisfação de encontrar todo aquele equipamento reformado. Ela mencionou as dificuldades atravessadas pela gestão universitária desde 2016 para concretizar aquela obra, a partir da gestão do ex-reitor Pedro Fernandes e da ex-vice-reitora, Fátima Raquel.

Aquele investimento, reforçou a reitora, significa o reconhecimento da importância da Facs, que tem mais de 90 ligas universitárias e um ambulatório, com oferta de serviços que vão de vacinação a atendimentos de pré-natal, e muitos outros.

“Nós conseguimos. Estamos aqui diante de um auditório reformado. Então, não posso deixar de destacar o quanto nós servimos a essa sociedade, do quanto esse equipamento é importante. Nesse momento de pandemia, conseguimos entregar mais de 60 médicos para a sociedade, sem falar de enfermeiros, enfermeiras e outros profissionais”, declarou.

Para a professora, “essa é mais uma conquista para a nossa instituição. É essa impressão que quero deixar, de comprometimento dos nossos técnicos, técnicas, dos discentes e dos docentes”. Ela citou ainda o trabalho da ex-deputada federal Sandra Rosado na implantação do curso de Medicina.

A govenadora Fátima Bezerra afirmou que a obra representa “mais uma parceria, da sintonia e da ação conjunta da Universidade com o Governo do Estado, proporcionando benefícios para a população”. Enquanto chefe do Executivo, Bezerra é chanceler da Uern.

De acordo com a governadora, a instituição é um dos maiores patrimônios do RN, “nunca pode ser tratada com desdém”. Além disso, investimentos como os ali mostrados são uma valorização do Sistema Único de Saúde (SUS): “o plano de saúde de todas e de todas e do povo pobre desse País”.

Em direção a Olímpio, o discente do CA, disse: “Você me inspira. Esse trabalho é por vocês”.

“Eu vou guardar com orgulho – não de vaidade –, mas orgulho de termos lutado juntos para garantir uma das maiores conquistas das gerações passadas e futuras, que é exatamente ter dado autonomia plena à Universidade”, finalizou.