UERN recebe visita técnica para implantação de pós-graduação em Fisiologia

A presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Maria José Compagnole, e a coordenadora-geral do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Ilma Brum, visitaram os laboratórios e instalações da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nesta terça-feira, 14.

A Universidade está sendo avaliada para receber o Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, que abrange cursos de mestrado e doutorado em Fisiologia. Caso seja aceita, a instituição será a primeira universidade do Rio Grande do Norte a oferecer um curso de pós-graduação nesta área, bem como a primeira universidade estadual da região Nordeste credenciada a este programa.

“A UERN submeteu uma proposta à coordenação-geral do programa. Nós fizemos uma avaliação prévia e neste momento estamos avaliando a infraestrutura e as condições para o desenvolvimento das atividades do programa multicêntrico. Pela localização geográfica e por ter vários cursos de graduação na área, nós estamos avaliando a possibilidade de credenciamento dessa instituição a nossa rede de associados”, explicou Ilma Brum.

O programa conta 11 instituições associadas e 5 nucleadoras, localizadas em nove estados. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, o objetivo deste programa é diminuir a assimetria existente entre os programas de pós-graduação no país.  “A Sociedade Brasileira de Fisiologia tem um programa de pós-graduação que visa reunir  docentes que estão em instituições que ainda não tem pós-graduação nesta área. Nosso objetivo é reunir esses docentes e formar uma instituição associada de pós-graduação que possa oferecer mestrado e doutorado nesta área. A ideia é que, no futuro, esse grupo possa ter seu próprio programa”, explicou Maria José Compagnole, afirmando que atualmente 70% dos doutores estão no Sudeste do país.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Lopes, a instituição submeteu a proposta com o objetivo de atender à demanda existente nesta área. “Há uma demanda muito grande. Nossos alunos procuravam alternativas em outros programas de mestrado, porém, quando concluíam, precisavam ir para os grandes centros para cursar o doutorado”, explicou o pró-reitor, chamando a atenção para a possibilidade de rediscutir a política de capacitação no Estado. “É de fato para a gente um momento histórico. Com esse programa, nós deixaremos de enviar alunos para os grandes centros e passaremos a receber alunos de outras regiões onde não existe a pós-graduação em Fisiologia”, concluiu.

O reitor Pedro Fernandes recebeu a comissão em seu gabinete. Ele ressaltou a importância da presença da presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da coordenadora-geral do Programa Multicêntrico na instituição. “Para nós é um marco a presença das senhoras na UERN, e aumenta a nossa responsabilidade em relação a este programa. É muito importante discutir a ampliação da pós-graduação neste momento, principalmente por partir do princípio de que ter uma pós-graduação significa ter uma graduação consolidada”.

O reitor afirmou ainda que atualmente 90% dos professores da instituição possuem título de mestre ou doutor, e que a Universidade enfrenta o grande desafio de fixar esses professores no interior do Rio Grande do Norte. “Nós trabalhamos para captar, capacitar e fixar esses professores aqui”, finaliza.