Uern recebe visita do supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu o supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Filipe Lopes Barboza, na manhã desta quinta-feira, 28. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Universidade, a fim de discutir uma parceria para a instalação de um Centro de Referência Paralímpico.

Durante a visita, representantes da gestão e da Faculdade de Educação Física (FawfAEF) apresentaram ao supervisor do Comitê Paralímico as ações da Universidade voltadas para a inclusão, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. E ressaltaram a importância da parceria para o fortalecimento da Uern como uma instituição cada vez mais inclusiva e includente.

O Centro de Referência Paralímpico tem a proposta de disponibilizar a prática de atividades físicas, como judô, natação, goalbsll, parabadminton, futebol 5 e 7 e parapowerlifting, para crianças e jovens de 10 a 17 anos matriculados nas unidades escolares do município e do Estado, como também atletas de alto rendimento, com deficiência física, visual e intelectual. A ideia é fomentar a a prática de modalidades paradesportivas, da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo paratletas da cidade de Mossoró e Natal.

A reitora Cicília Maia destacou que o Centro de Formação Paralímpico beneficiará a comunidade acadêmica e toda a comunidade das regiões circunvizinhas. “O Centro de Formação é mais um projeto que fortalece a Uern como uma universidade socialmente referenciada. Nossa missão é extrapolar os muros da Instituição e discutir a soluções para problemas junto à sociedade”, diz, destacando que a parceria vem a otimizar as ações de inclusão que já são desenvolvidas.

“Nós temos uma política de inclusão bem definida. A instalação de um Centro de Formação Paralímpico vem para somar a essas ações e oferecer práticas de atividades físicas para crianças e jovens. Paralelo aos diálogos para a parceria com o Comitê paralímpico, estamos trabalhando em projeto de acessibilidade dos espaços”, informa a reitora.

Filipe Barboza enfatizou que é uma alegria estar em contato com a Universidade visando o estabelecimento dessa parceria. “A Uern é um polo central no interior do Estado. É muito importante trazer crianças e jovens para dentro da Universidade, além de estimular a prática de atividades físicas e descobrir novos talentos no esporte paralímpico, a proximidade da comunidade com a instituição abre um ambiente de muitas escolhas para a formação futura”, afirma o representante do Comitê.

A proposta do programa de criação de Centros de Referência Paralímpico é estar no máximo de estados do país e para trazer as pessoas para os espaços que elas têm direito. O objetivo principal é valorizar pessoas com deficiência, promovendo-as socialmente por meio do esporte, bem como revelar talentos para despontarem a nível nacional por meio do treinamento de excelência.