UERN recebe recursos da CAPES para custeio dos Programas de Pós-Graduação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu repasse financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para custeio de cursos de pós-graduação stricto sensu da UERN em 2018.

O valor R$ 216.004,54 foi repassado em 27 de abril e corresponde ao quarto termo aditivo ao Convênio nº 817434/2015, que trata do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP).
O PROAP destina-se a proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos e para a produção e o aprofundamento nos cursos de pós-graduação stricto sensu mantidos pela UERN. Desde 2015, quando foi celebrado o convênio, a CAPES já repassou à UERN o montante de R$ 740.823,65.

De acordo com o assessor de fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN), Felipe Silva, “o PROAP consiste na principal fonte de custeio das atividades de pesquisa e pós-graduação na Universidade, possibilitando aos docentes, discentes e pesquisadores de 14 programas de pós-graduação da UERN, o apoio ao desenvolvimento e publicação de suas pesquisas, participação em eventos, bancas de mestrado e doutorado, entre outras atividades”.

“As verbas asseguradas pelo PROAP têm garantido o desenvolvimento das principais atividades ligadas aos programas de pós-graduação e que estejam relacionadas às ações de custeio, ou seja, diárias, passagens, auxílios financeiros diversos etc. No que tange aos itens de capital (obras, equipamentos etc), a PROPEG segue atuante na construção de projetos a serem submetidos aos editais das agências de fomento, assim como segue em tratativa constante na perspectiva de assegurarmos as verbas referentes às chamadas anteriores”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Cavalcanti.

Recentemente, a equipe da PROPEG esteve no escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no Rio de Janeiro, a fim de discutir a execução dos convênios vigentes e a liberação de recursos relativos a estas chamadas.