UERN recebe investimentos na área de saúde

A agenda do governador Robinson Faria em Mossoró foi dedicada aos investimentos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) destaque para os investimentos na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), que oferece o curso de Medicina.

Na tarde desta quinta-feira, 10 de março, ele esteve ao lado do reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto entregando o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o elevador da FACS e assinou o termo de doação do terreno onde será ampliado o ambulatório e visitou o terreno onde será construído o Hospital Materno Infantil.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância desses investimentos. “Nós temos aqui um ambulatório com 19 especialidades com mais de 200 atendimentos e com a doação desse terreno conseguiremos captar recursos e ampliar o atendimento. Mais uma vez, agradecemos de público o governador, porque na semana passada instalamos um elevador. Estamos avançado com essas benfeitorias. Agora temos um sistema de verificação de óbito em parceria com a Prefeitura de Mossoró”, declarou.

O SVO será o segundo do Rio Grande do Norte e servirá para atender um público estimado em um milhão de pessoas que moram em Mossoró e nas cidades da região. Já o Hospital Materno Infantil será construído numa área de 36 mil metros quadrados, contando com 118 leitos num investimento de US$ 19 milhões a partir do programa RN Sustentável, financiado pelo Banco Mundial. O Ambulatório, que atende 450 pessoas por mês, poderá ampliar sua capacidade a partir da construção dos novos espaços. “Estamos aqui fortalecendo a parceria com a UERN. Estamos entregando oficialmente o terreno para a ampliação do Ambulatório, o elevador e o SVO. É outra conquista grande. Vamos lançar um Hospital Materno Infantil que será a maior obra de saúde do meu mandato num investimento de R$ 100 milhões de reais. Este Hospital também será escola para estágios de alunos do curso de Medicina. É mais uma oportunidade para fortalecer a UERN”, frisou.

Em discurso, o prefeito Francisco José Júnior enalteceu a importância da UERN ao falar da parceria no SVO. “A UERN é o maior patrimônio do Estado. Nós temos orgulho da nossa universidade. Enquanto os governos anunciam fechamento de equipamentos de saúde, nós estamos inaugurando esse Serviço de Verificação de Óbitos e em breve um Hospítal Materno-Infantil”, disse.

O diretor da FACS, Fausto Guzem, falou que a UERN vai além do ensino ao atender a população. “A Faculdade de Ciências da Saúde tem uma importância imensurável, porque ela não se preocupa apenas com a formação de médicos, mas com vários outros aspectos”, frisou.