A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai entrar o ano de 2015, com melhores condições de acessibilidade. É que a instituição começou a receber os equipamentos para assistência aos alunos com deficiências, adquiridos com recursos alocados no Orçamento Geral do Estado (OGE), pela deputada Larissa Rosado.
Com a emenda parlamentar no valor de R$ 410 mil, a UERN comprou cadeira de rodas, equipamentos de informática, microscópio monocular; telas, filmadoras e gravadores especiais, bebedouro de pressão com sistema braile e até um elevador que será instalado na Faculdade de Ciências da Saúde (Medicina).
Os equipamentos já estão sendo encaminhados à Diretoria de Assistência à Inclusão (DAIN) que montará um laboratório no Campus Central e já usou alguns na aplicação do último. Processo Seletivo Vocacionado (vestibular) realizado há pouco mais de uma semana quando concorreram 55 candidatos com deficiências.
Atualmente a UERN tem 60 alunos nessas condições e dois deles já estão cursando mestrado. Com a aprovação da Lei de cotas (5% das vagas) aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado, a universidade teve que investir ainda mais na acessibilidade e com o apoio da deputada Larissa Rosado, as condições de assistência estudantil vão melhorar, consideravelmente.
Essa nova condição de acessibilidade foi destacada pelo reitor Pedro Fernandes na manhã desta terça-feira, 23, durante visita da deputada Larissa Rosado à reitoria. “Deputada, essa é uma forma singela agradecer o gesto grandioso de seu mandato”, exaltou o reitor, lembrando que a parlamentar sempre foi parceria da UERN. E um dos exemplos recentes foi a compra de livros com outra emenda de Larissa no valor de R$ 50 mil.
Recordando o avô, Vingt Rosado, a deputada Larissa Rosado disse que durante os seus mandatos sempre priorizou a UERN. “colega me perguntou que prioridade apresentaria ao presidente da Assembleia Ricardo Motta para a liberação de recursos do OGE e eu disse: A UERN. Tenho compromisso com essa instituição e sempre estarei á disposição dela em qualquer situação”, completou.