Uern recebe convite para integrar Cátedra que garante direito de pessoas refugiadas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu representantes do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (Ceram/RN) para debater ações de parcerias que visam garantir os direitos de pessoas refugiadas no município. A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira, 27, na Sala dos Conselhos.

O encontro contou com a presença da reitora Cicília Maia, do vice-reitor Chico Dantas, das representantes da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Lyvia Barbosa e Gisele Netto, do presidente do Ceram, Thales Egídio Macedo Dantas, entre outros membros do Comitê de apoio aos refugiados.

Entre as propostas, foram iniciadas as discussões sobre a possibilidade da Uern integrar a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Atualmente, a cátedra conta com 35 universidades espalhadas em nove estados e no Distrito Federal.

Neste acordo de cooperação com as universidades interessadas, a Acnur estabelece um Termo de Referência com objetivos, responsabilidades e critérios para adesão à iniciativa dentro das três linhas de ação: educação, pesquisa e extensão.

A reitora Cicília Maia destacou o compromisso da Uern com grupos invisibilizados, reforçando o seu papel como universidade inclusiva e incluente. “Vamos debater as ações e otimizar o papel da Uern junto aos refugiados. Vamos discutir esses apoios em diferentes áreas, como na saúde, no setor jurídico. Vamos fomentar esse tema dentro da nossa universidade, despertando o interesse de pesquisadores em estudar soluções para essa questão social”, frisa a reitora.

A Uern apoia o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (Ceram/RN) no atendimento à população refugiada e migrante em Mossoró e região.

A Acnur é uma agência da ONU que atua para assegurar e proteger os direitos das pessoas em situação de refúgio em todo o mundo.