UERN recebe nesta semana apresentações artísticas do Coletivo N·S·L·O

De 26 a 28 de março, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe o Coletivo N·S·L·O, grupo de criação e performance musical, que está na segunda etapa de seu projeto artístico, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Na programação consta dois concertos, além de atividades de formação e intercâmbio, e será realizada na Faculdade de Letras e Artes (FALA).

No âmbito do projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, serão desenvolvidas novas peças para formações de solos, duos e quarteto. No dia 27 de março, às 19h, haverá concerto no Auditório do Departamento de Artes (DART), onde ocorrerão as pré-estreias das duas primeiras criações do Coletivo: Tudo é perdido quando o desejo fica repartido, para casal de violonistas e Novos sururus e quiprocós de um convescote chumbrega, para flautista e pianistas. Ambas contam com a participação de assistentes ─ estudantes locais envolvidos em oficinas de colaboração criativa ─ e exploram aspectos como improvisação e teatralidade.

O Coletivo reúne cinco músicos que se conheceram em Porto Alegre (RS), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Heitor Oliveira (compositor), Gina Arantxa (flautista), Renan Simões, professor do Curso de Licenciatura em Música da UERN, e Sabrina Souza, instrutora de Violão da Escola de Música da UERN, (violonistas) e Dario Rodrigues Silva (pianista). Com significativas trajetórias artísticas e acadêmicas independentes, os músicos unem forças para uma empreitada colaborativa.

O projeto Coletivo N·S·L·O: colaboração compositor-intérpretes na criação musical contemporânea foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. A iniciativa tem como objetivo a criação gradativa de um repertório original baseado na interação, no potencial expressivo e em experiências compartilhadas pelos músicos. A execução do projeto, distribuída ao longo de 16 meses, se concretiza em cinco viagens que contemplam as cidades de origem ou atuação profissional dos seus integrantes.

A proposta criativa do Coletivo N·S·L·O é uma pesquisa artística inserida no diálogo com a música de concerto pós-1960. Distingue-se, principalmente, pela exploração de certas potencialidades estéticas da situação de performance musical, tais como a interação com o público e a inserção de elementos visuais e gestuais no roteiro das peças musicais.

Confira a programação do Coletivo Atividades na UERN

TERÇA-FEIRA, 26
Masterclass Piano
Dario Rodrigues Silva