Uern realizará Festival de Teatro de Mamulengos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern realizará o seu I Festival de Teatro de Mamulengos. A Pró-Reitoria de Extensão – Proex, que teve um projeto aprovado no edital do Prêmio de Promoção e Apoio às Manifestações Culturais Locais – 2020 da Prefeitura de Mossoró, receberá R$ 5 mil para a realização do evento em outubro.

Nonato Santos, diretor cultural da Uern e coordenador artístico do Grupo de Teatro Universitário Mossoroense – Grutum, informa que o evento terá uma semana de duração e com grupos de Mossoró e de outras cidades convidados.

“Serão apresentados espetáculos em praças de bairros e do Centro. Se as escolas já tiverem voltado às atividades presenciais, faremos apresentação em escolas também”, explicou.

A ação será realizada pela Diretoria de Educação, Cultura e Artes – Deca. A programação contará com exibição de espetáculos de mamulengos para o público adulto e infantil de artistas e/ou coletivos artísticos de Mossoró e outras cidades do RN e a realização de uma oficina de manipulação de bonecos.

Com a realização do Festival de Teatro de Mamulengos em Mossoró, a Deca pretende criar oportunidades de fomento à criação, pesquisa, manutenção, produção de espetáculos teatrais de modo geral e em especial os que utilizam bonecos em suas encenações, além de contribuir com o calendário de eventos oficiais do município.

Neste sentido, o Festival coaduna com os princípios extensionistas da Uern, com o calendário de eventos culturais do município e do Plano Nacional de Cultura, na medida em que contribuirá para preservar e difundir as artes e a cultura, promovendo a formação de público, a recepção qualificada e a abertura de espaços de fruição artística.