UERN realiza seminário de avaliação e planejamento das ações institucionais

Com o objetivo de otimizar os resultados em função de uma universidade socialmente referenciada, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza nesta terça-feira (26) o Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN.

Avaliadora institucional da UERN, Mayra Ribeiro fez a abertura do evento com uma reflexão sobre corresponsabilidade e o que é possível fazer nessa atual conjuntura. “Os problemas existem, mas não podemos parar. Ideias plurais somam e fortalecem”, afirmou.

O evento reúne pró-reitores e diretores de campi e faculdades com o objetivo de promover a avaliação, integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da Universidade. Além disso, é um momento de integração, alinhamento, avaliação e planejamento das ações nos campi, faculdade e cursos, a fim de difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País.

Reitor Pedro Fernandes na abertura do evento

Na abertura, o reitor Pedro Fernandes fez uma reflexão com os gestores sobre a atual conjuntura do Estado e da Universidade e o futuro da instituição. “É necessário que olhemos os nossos problemas, mas que reflitamos também sobre a instituição que a gente quer. Uma discussão muito presente é sobre os cursos novos. Precisamos saber que cursos de graduação nós queremos e a sociedade precisa, inclusive repensar os cursos que já existem”, refletiu, levantando outras discussões, como o Campus de Apodi e a contribuição direta da UERN para o Rio Grande do Norte. “Outro desafio muito importante hoje é de que forma essa Universidade pode contribuir com o Governo, com soluções para problemas que atingem toda a população”.

Érica Louise é diretora da FAEN

Diretora da Faculdade de Enfermagem da UERN, Érica Louise destacou a importância do evento. “É um momento ímpar. É a culminância de um planejamento estratégico iniciado há alguns anos e acredito que essa gestão democrática, participativa com as faculdades, traça diretrizes muito importantes para que que possamos estabelecer metas e objetivos, saber onde a gente quer chegar”, afirmou.

Francisco Dantas, diretor do Campus de Natal

Segundo o diretor Francisco Dantas, do Campus de Natal, “Somente através do planejamento é que, de fato, conseguimos fazer com que a instituição evolua em todas as esferas, de forma responsável, e trazendo os resultados que todo mundo espera. Este é o momento em que todos participam, trazendo suas colocações, contribuindo, e trabalhando para a instituição crescer”, afirmou.

O Seminário atende as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI – 2016-2026). A ideia é disseminar a cultura de um planejamento estratégico na Universidade em que todos os atores desse processo, em especial os gestores, pensem, critiquem, sugiram e atuem em função da consolidação de uma formação de excelência em uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.