Com o objetivo de mobilizar a sociedade mossoroense para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realiza no próximo dia 19 o Rosa Bike, um passeio ciclístico pelas ruas do centro de Mossoró, como meio de estimular as mulheres para a problemática da doença que mais mata mulheres no país, unindo saúde, informação, esporte, lazer e cidadania. Toda a sociedade mossoroense está sendo convidada a participar da ação.
As inscrições começam na próxima segunda-feira, (06), na Pró-Reitoria de Extensão da UERN e no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini. Para realizar a inscrição, a organização pede uma lata de leite em pó para ser doada à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR).
O Outubro Rosa simbolicamente traduz a luta contra o Câncer de Mama e faz parte da agenda internacional desde a última década do século passado. A finalidade do movimento é estimular a participação das populações, empresas e instituições para a grande problemática da doença, que segundo novo relatório global de câncer da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, da ONU, o câncer é a segunda doença que mais causa mortes no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é considerado o segundo tipo mais frequente no mundo e mais incidente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada tardiamente. Em Mossoró a luta contra o câncer é uma realidade há cerca de 20 anos, com a fundação do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) em 1995, que atualmente faz parte da Rede Nacional de Assistência Oncológica. o Centro é uma das mais importantes unidades especializadas em onco-hematologia, não apenas no Rio Grande do Norte como no Nordeste. O hospital atende a população de Mossoró, bem como aos demais municípios da mesorregião Oeste Potiguar, a qual é composta por 62 municípios. Segundo o relatório do COHM, no ano de 2013, o total de consultas realizadas e pacientes em tratamento no Centro de Oncologia foi de 25.203. Sendo 126 (13,6%) casos novos de câncer de mama e 76 (8,2%) de próstata, respectivamente. “Inseridos neste cenário, na luta para prevenir a população contra o câncer e diminuir as atuais estatísticas da doença, queremos através da Diretoria de Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da UERN dar a nossa contribuição enquanto Instituição de Ensino Superior, promovendo diversas atividades voltadas para a mobilização e conscientização da prevenção e o diagnóstico precoce contra o câncer em mulheres que residem no estado Rio Grande do Norte.
Cremos que a prevenção ainda é a grande arma no combate a doença e quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura”, afirmou a diretora da DIRDES, Lígia Guerra, coordenadora do projeto. O Rosa Bike faz parte do projeto UERN em Movimento, que irá realizar no mês de novembro, a Marcha Azul, em alusão à prevenção do câncer de próstata.