UERN realiza colação de grau de novos enfermeiros dos campi de Mossoró e Pau dos Ferros para atuar na pandemia do novo coronavírus

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta segunda-feira (13) Cerimônia de Colação de Grau Extraordinária de forma virtual dos estudantes do curso de Enfermagem dos Campi de Pau dos Ferros e Mossoró.

Nesta solenidade, 16 novos enfermeiros receberam o grau e já podem solicitar o registro ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) para atuar no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Esses estudantes já haviam cumprido todos os componentes curriculares do curso de Enfermagem e aguardavam apenas a solenidade de colação de grau. Diante da pandemia, a Retoria da UERN decidiu antecipar a cerimônia, que foi realizada de forma virtual, através da Plataforma Google Meet.

A solenidade foi presidida pela reitora em exercício da UERN, Fátima Raquel Morais. Enfermeira por formação, ela destacou o momento atípico pelo qual a sociedade está passando, em todo o mundo, e o papel fundamental dos profissionais na saúde diante da pandemia. Emocionada, ela reafirmou a alegria da Instituição em entregar ao mercado profissionais competentes e comprometidos com a saúde do país. “Neste momento, em que o nosso Estado clama por profissionais competentes para atuar nesta pandemia, a UERN não poderia ficar alheia e fez o possível para dar essa contribuição, entregando profissionais competentes para atuar não apenas nesta pandemia, mas em qualquer situação que encontrem na área de enfermagem. E tenho certeza de que cada um de vocês fará a diferença nas áreas em que irão atuar”, afirmou a reitoria em exercício.

Elisama Ferreira falou em nome dos graduandos. Ela prestou homenagem ao colega de turma Gilberto Júnior falecido em 2018. Elisama também falou em gratidão à Universidade e em saudade.

“Trago os sinceros agradecimentos. A palavra mais coerente a dizer hoje é gratidão. De certa forma essa palavra está presente em nossos corações e tem um peso significativo, porém a saudade nos acompanha desde a partida do nosso irmão Gilberto Júnior. Hoje, realizamos um sonho que ele também compartilhava. E que ao longo dos anos tentamos concretizar sem sua presença física”, afirmou Elisama.

Também do Campus de Pau dos Ferros, Lucas Cardoso colou grau nesta segunda-feira. Ele estudou todo o ensino básico em escolas públicas de Francisco Dantas, e ingressou na UERN em 2015, quando era preciso acordar às 5h para ir até o centro do município e pegar um ônibus até o campus da Universidade. No fim da tarde, pegava uma carona até a entrada da cidade e mais uma para retornar a casa.

“Essa realidade de caronas mudou quando consegui me deslocar de moto até o campus, o que foi facilitado depois que comecei a receber a bolsa do PAE (Programa de Apoio ao Estudante)”, relata.

Apesar de todos os esforços necessários ao longo da graduação, Lucas se diz contente por sua trajetória, que hoje inicia uma nova etapa.

“Foram dias difíceis, mas, que hoje podem ser contados com prazer, afinal vidas são transformadas. Os últimos dias vêm trazendo um senso de responsabilidade, de alívio, mas também de saudade dos contextos vividos, das histórias conhecidas e por fim o medo de não haver mais nenhum professor para responder por você. Mas no fundo a gente se sente preparado, sabe que pode ser um grande profissional”, enfatiza.

Esse sentimento de responsabilidade é potencializado diante da pandemia do coronavírus, que será enfrentada a partir do conhecimento e experiências adquiridas nos últimos anos. “Apesar do risco, acredito que não só eu, mas muitos que colaram grau hoje sabem que têm muito a oferecer para ajudar a minimizar de alguma forma o sofrimento das pessoas que hora enfrentam essa fase tão crítica”, ressalta, acrescentando o sentimento de gratidão pela graduação e a conquista do diploma.

Ainda nesta segunda-feira, a UERN realiza a colação de grau de 17 concluintes do Curso de Enfermagem do Campus de Caicó, totalizando 33 novos enfermeiros no mercado.

Texto: Luziária Machado e João Moura