UERN realiza aula inaugural de programas de Residência em Saúde

A UERN realizou nesta quinta-feira (7) aula inaugural dos programas “Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia”, “Residência em Medicina de Família e Comunidade” e “Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade”.

Durante a solenidade, realizada no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN), 46 novos residentes receberam as boas-vindas de residentes veteranos, técnicos e professores dos três programas.

O subchefe de Gabinete da UERN, Esdras Marchezan, que representou o reitor Pedro Fernandes na cerimônia, ressaltou a importância social dos programas de residêcia médica, para a comunidade acadêmica e para a população do Rio Grande do Norte.

“A Universidade tem que ter esse diálogo constante com a sociedade. E é muito bom ver que as pessoas que saem daqui carregando o nome da UERN levam essa ideia de preservação da essência humana, de um atendimento humano”, frisou Marchezan.

Também presente à cerimônia, o gerente executivo da Atenção Integral da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, Gledson de Oliveira, destacou a relevância dos programas e comentou o contentamento ao ver os frutos da parceria entre o Município e a Universidade, de onde também foi aluno.

O Programa de Residência em Saúde da UERN é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), com base na legislação vigente da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 1.832/2008.

Também participaram da solenidade e recepcionaram os novos residentes os coordenadores das três residências: Profª. Isabelle Cantídio, da Residência em Ginecologia e Obstetrícia; Profª. Andréa Taborda, da Residência em Medicina de Família; e Prof. Lucídio Clebeson de Oliveira, da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade.

Expectativa
Uma das residentes ingressantes, Ialy Baia, não disfarçava a ansiedade para o início da residência. Natural de Maceió e graduada em Psicologia, Ialy conta ter pesquisado sobre residências semelhantes no Nordeste e decidiu participar da seleção mesmo sem conhecer ainda Mossoró. “Já gostei muito de hoje e estou menos nervosa. Estou com muita vontade de começar o curso”, comenta.

Também vindo de outra cidade, o fisioterapeuta Gilvan Fonseca participou da seleção para a Residência Multiprofissional da UERN por indicação de uma amiga, que já fazia residência na Instituição. “Ela sempre elogiava a UERN. Dizia que era muito boa a interação com os outros residentes, que tinha várias áreas diferentes”, relata Gilvan, que é natural do município potiguar de Coronel João Pessoa. Já a enfermeira Jaiane Gomes mudou-se do município de Iguatu, no Ceará, para participar também da residência. “A gente está com uma expectativa muito boa”, afirma.