UERN realiza ação em penitenciária para garantir direito de apenadas

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN) realiza nesta sexta-feira (14), em parceria com o Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Mossoró e da Penitenciária Federal em Mossoró-RN, uma oficina para cerca de 60 mulheres custodiadas na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio com o tema “O que é ser mulher e os direitos da mulher apenada”.

A oficina será realizada das 9h às 11h na Penitenciária Agrícola e terá como facilitadoras a Professora Me. Janaiky Pereira de Almeida (FASSO/UERN – Membro do Núcleo de Estudos Sobre a Mulher) e a Advogada Popular Jaqueline de Almeida Dantas (Discente do Mestrado de Ciências Sociais da UERN e Membro do Núcleo de Estudos Sobre a Mulher).

Com essa ação, a UERN busca atender uma demanda que se inscreve num contexto carcerário com pouca ou nenhuma assistência, sobretudo sociopolítica e psicológica. O Mapa da Violência 2013 deixa claro que há muitos casos que envolvem violência contra a mulher; física, psicológica, moral, econômica e sexual. E que levam as mulheres a cumprirem penas nas penitenciárias. Esse quadro atual de violência pode ser mudado com investimentos em educação e assistência às que se encontram encarceradas.

Mês da Mulher – março é o mês dedicado à mulher. Nele abre-se mais uma oportunidade para ampliar as discussões em torno das questões do sexo feminino nos mais variados contextos. Para bem aproveitar esse momento, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES), incluiu no seu plano de ação atividades de extensão universitária para mulheres, inclusive às que se encontram encarceradas na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio.