UERN realiza abertura dos programas formativos RESPED e PIBID

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu início, na noite desta terça-feira, 10, às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RESPED) para os próximos 18 meses. A abertura oficial foi transmitida no canal UERN Oficial no YouTube.

A apresentação cultural “Tordesillas – La voz y La guitarra iberoamericana” do professor Me. Daniel Mariano iniciou a solenidade que contou, em seguida, com a palestra “Formação inicial e continuada de professores da educação básica: uma articulação necessária com as redes públicas de ensino”, proferida pela professora Dra. Rute Régis de Oliveira (UFRN).

O pró-reitor de Ensino de Graduação Wendson Dantas, representando a reitora em exercício Fátima Raquel, destacou que qualquer desenvolvimento que se preze passa pela educação e o fortalecimento da educação básica contribui para esse sucesso.

“A UERN atua no interior do RN promovendo a mudança de realidades dos estudantes e dos municípios onde ela está inserida. A Universidade é parceira do Governo do Estado no desenvolvimento do nosso estado. Através da educação é que teremos mudança de patamar. Com programas e ações como essa a UERN está fortalecendo e executando bem sua missão d elevar educação de qualidade a todo o RN”, comentou.

A chefe do Setor de Programas Formativos, professora Josélia Carvalho, parabenizou a UERN por dar oportunidades de experiências novas a cada dia e por valorizar seus profissionais, especialmente nesse momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“O momento é único e irrepetível de ensinar a distância. A mensagem que quero deixar nessa noite é de esperança e de oportunidade de vivenciar esse desafio como uma aprendizagem inovadora”, destacou.

O professor Dr. Alan Solano, coordenador institucional do PIBID, se disse feliz por dar o pontapé das ações que vêm sendo planejadas há vários meses. “Tudo que temos alcançado é fruto de um trabalho coletivo. Temos agora um grande desafio e esperamos conseguir a melhoria dos índices educacionais nos municípios potiguares”, projetou.

A coordenadora institucional do RESPED, professora Dra. Meyre Ester Barbosa enfatizou que os programas aproximam o licenciando ao contexto onde ele vai atuar.

Professora Rute Regis abordou os desafios na educação no contexto da pandemia e ataques e desmontes das políticas educacionais

Na sua palestra, a professora Rute Régis ressaltou que pensar a política de formação docente nesse período de crise sanitária é um grande desafio, ainda mais quando simultaneamente acontecem ataques e desmontes das políticas educacionais promovidos nos últimos anos.

“É extremamente necessária essa articulação das universidades com a rede pública, com as escolas. Somos nós, enquanto Instituição de Ensino Superior, que temos que fazer o debate nas redes públicas, pensando não só na melhoria do ensino, mas da educação como um todo”, enfatizou.

Clique AQUI para assistir a abertura dos programas na íntegra.

PROGRAMAS

O PIBID é um programa de integração entre a Universidade e escolas públicas para a formação inicial e continuada de professores da educação básica, colaborando e estabelecendo estratégias para a busca de experiências práticas, formativas e inovadoras, capazes de ressignificar o exercício da docência.

Sua implementação foi construída em articulação com os professores dos cursos de licenciaturas e as secretarias de educação que habilitaram as escolas públicas de educação básica como escolas-campo.

Contemplado com 288 cotas de bolsas para estudantes de licenciaturas distribuídas em 168 para áreas prioritárias e 120 para áreas gerais, a UERN conta com 358 alunos, bolsistas e voluntários, possuindo 14 subprojetos organizados em 27 núcleos realizando atividades em escolas de todos os municípios que estão situados os Campi da UERN.

O RESPED é uma das ações que integra a Política Nacional de Formação de Professores sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

Seu público-alvo são discentes que estejam cursando a partir da segunda metade do curso de licenciatura ofertado por IES pública ou privada sem fins lucrativos, na modalidade presencial ou no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O programa envolve 12 cursos de licenciatura que foram subdivididos em 23 núcleos, distribuídos entre os Campi de Mossoró, Patu, Assú e Pau dos Ferros, abrangendo no total de sete municípios e 28 escolas municipais e estaduais. O número de participantes do programa é de 410 entre residentes, preceptores e docentes orientadores.