UERN promoverá palestras online durante Marcha Virtual pela Ciência

Universidades e instituições de pesquisa de todo o Brasil participam, na próxima quinta-feira, de uma manifestação para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da ciência no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

A Marcha Virtual pela Ciência é uma promoção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições de ensino superior participantes da ação e também vai promover atividades na programação da marcha.

“É compromisso da universidade defender e trabalhar pelo fortalecimento da ciência no Brasil. Nos momentos mais difíceis, como o que estamos vivendo, fica ainda mais perceptível como a ciência faz a diferença. Universidades e institutos de pesquisa científica devem ser fortalecidos sempre”, explicou a professora Fátima Raquel, vice-reitora e reitora em exercício da UERN.

As atividades ocorrerão durante todo o dia. Pela manhã, quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a formação de novos cientistas, poderá acompanhar o painel “Como se tornar um cientista?”, apresentado pelo Prof. Dr. Álvaro Marcos Pereira Lima, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERN (PROPEG/UERN), através do Instagram. Para acompanhar a discussão basta estar conectado na rede social e assistir à live através da conta @uernoficial. A jornalista Iuska Freire, da AGECOM/UERN, fará a apresentação do painel.

A partir das 10h30, terá início a sessão de painéis nacionais da SBPC, com o tema “O enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”, que contará com apresentação de Cesar Victora (Epidemiologista I UFPEL), Amilcar Tanuri (Genética molecular IUFRJ), Manoel Girão (Médico e Diretor I EPM I UNIFESP) e Arnaldo Colombo (Doenças Infecciosas I UNIFESP). O evento poderá ser acompanhado através dos canais da SBPC no Youtube e Facebook.

Às 14h, as atividades continuam, com o painel “O papel da iniciação científica no fortalecimento da ciência”, com o técnico da PROPEG/UERN, Ismael Nobre Rabelo (PROPEG/UERN). A apresentação será da radialista, Aline Linhares, da AGECOM/UERN. A transmissão será pela conta oficial da universidade no Instagram (@uernoficial).
Em seguida, às 15h, acontecerá o painel “A CT&I no Brasil: sucessos e desafios”, com os apresentadores Ildeu Moreira (Presidente SBPC), Fábio Guedes Gomes (Presidente CONFAP), Gianna Sagazio (Diretora de Inovação/CNI), e os debatedores Luiz Davidovich (ABC), João Carlos Salles (ANDIFES), Carlos H. Brito Cruz (UNICAMP), Celso Pansera (ICTP.BR), Carlos Gadelha (FIOCRUZ), Roberto Muniz (ASCON), Flávia Calé (ANPG). A transmissão ocorrerá pelos canais do Youtube e Facebook da SBPC.

Encerrando a programação, a UERN promoverá o webinário “Ciência e desenvolvimento no semiárido”, às 17h. Os convidados são o Prof. Dr. Rodolfo Lopes, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação-UERN), a Profa. Dra. Cynthia Cavalcanti de Albuquerque, do Departamento de Biologia da UERN, o Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa, do Departamento de Geografia da UERN, em Pau dos Ferros, e o Prof. Dr. Alexandre de Lima, do Departamento de Gestão Ambiental da UERN e Secretário de Estado da Agricultura Familiar. A mediação será do jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social e Assessor de Governança da Informação e Transparência da UERN, Esdras Marchezan. A transmissão será pelos canais da UERN TV no Youtube e Facebook.

“Mesmo durante o distanciamento social, a universidade tem mantido diversas atividades, através de palestras, webinários, lives e programas, que podem ser acompanhados pela comunidade em geral através da internet. São instrumentos que possibilitam que o conhecimento científico chegue às pessoas, numa troca que é fundamental para a nossa educação”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Lopes.

Confira a programação completa

Programação – Marcha Virtual pela Ciência
PAINEL UERN
Como se tornar um cientista?
Painelista
Prof. Dr. Álvaro Marcos Pereira Lima (PROPEG/UERN)
Apresentadora
Jornalista Ms. Iuska Freire (AGECOM/UERN)
Canal: Instagram @uernoficial

Painéis Nacionais SBPC
Painel 1 – O enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil
Apresentadores
Cesar Victora (Epidemiologista I UFPEL)
Amilcar Tanuri (Genética molecular IUFRJ)
Manoel Girão (Médico e Diretor I EPM I UNIFESP)
Arnaldo Colombo (Doenças Infecciosas I UNIFESP)
Debatedores
Nísia Trindade (FIOCRUZ)
Gulnar Azevedo (ABRASCO)
Unaí Tupinambás (UFMG)
Margareth Dalcolmo (FIOCRUZ)
Fernando Spilki (SBVirologia)
Coordenaçao: Helena Nader (ABC e SBPC)
Hora: 10h30 às 12h
Canais do Youtube e Facebook da SBPC

Programa Ciência Interativa na TV
Exibição especial do programa “Ciência Interativa” na UERN TV
O programa é uma realização da UERN TV em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) e apresenta ao público os resultados de pesquisas realizadas por pesquisadores da UERN.
Apresentação: Laíse Holanda
Canal: Canal 23.1 da TCM

PAINEL UERN
O papel da iniciação científica no fortalecimento da ciência