Uern pela Vida: grupo oferece escuta qualificada e apoio aos estudantes

Dentro da programação da Campanha Uern pela Vida, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 15, um bate-papo com o Grupo de apoio e suporte psicológico – Venha falar, compreender e ressignificar seus sentimentos. O grupo tem o intuito de oferecer uma escuta qualificada pela equipe multiprofissional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), possibilitando apoio e suporte para os estudantes.

Na reunião, a psicóloga clínica Leni Andrade abordou a importância da fala para a expressão de sentimentos e a ressignificação de vivências. A psicóloga e chefe do Setor de Assistência Estudantil – SAE/PRAE, Lenna Lima, ressalta que a valorização do processo da fala e a ressignificação de sentimentos têm como objetivo transformar aquilo que parece como uma experiência ruim em uma força propulsora de mudanças de pensamentos.

A Campanha Uern pela Vida é realizada todos os anos em alusão ao Setembro Amarelo, no mês de prevenção ao suicídio. As atividades visam à promoção da saúde mental e o favorecimento do bem-estar da comunidade acadêmica, desenvolvendo mudanças frente a sentimentos e pensamentos negativos, de forma ativa, desportiva e lúdica.

Neste ano, a campanha tem como tema “Momentos de ressignificar – a sua fala é importante”. As atividades desenvolvidas ao longo da iniciativa abordam a importância da fala como moderador para a ressignificação de vivências e espaço de reconstrução de valores e autocuidado.