Uern Pau dos Ferros realiza sua 19ª Semana Universitária

Teve início, nesta segunda-feira (04) e segue até a próxima sexta-feira (08), a XIX Semana Universitária da UERN Pau dos Ferros, cujo tema é “Diálogos e Experiências da Educação Básica ao Ensino Superior no Contexto da Pandemia da Covid-19”.

O evento faz parte da programação comemorativa dos 45 anos do Campus. A Semana Universitária conta com  conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos de trabalho (GT) e atividades culturais. Os debates, diálogos e relatos de experiências envolvem desde a educação básica até o ensino superior, dando visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A abertura da XIX SeUni contou com a participação da reitora da Uern, Cicília Maia; do diretor da UERN Pau dos Ferros, Agassiel Maia; da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida; da presidente da Câmara Municipal, Francisca Itacira; e do presidente da Fapern, Gilton Sampaio e da secretária municipal de educação de Pau dos Ferros, Larissa Alves. A conferência de abertura foi proferida pelo reitor do IFRN, José Arnóbio, sobre o tema central do evento.

O evento teve início com a exibição de um vídeo sobre os 45 anos da Uern Pau dos Ferros e uma emocionante homenagem ao egresso e ex-professor do campus, Florêncio de Queiroz Filho, que foi vítima da Covid-19, assim como demais vítimas da pandemia.

Em seu discurso, a reitora Cicília Maia também fez uma reflexão sobre a pandemia, as dores causadas por ela, e a preocupação prioritária da gestão universitária de preservar a saúde e segurança da comunidade acadêmica, lamentando as vidas levadas pela pandemia.

Cicilia Maia também parabenizou a Uern Pau dos Ferros por seus 45 anos e seus servidores pela organização do evento, que já chega a 19ª edição. A reitora finalizou seu discurso falando sobre as recentes conquistas da Universidade, por ocasião da instalação do governo do Estado na Reitoria, durante as comemorações dos 53 anos da Uern. Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra sancionou a lei que extingue a lista tríplice e torna direta a eleição para escolha de reitor e vice-reitor da Uern, bem como autorizou a realização do concurso público para professores e técnicos, além de reafirmar seu empenho na autonomia financeira da Universidade.

“Temos expectativas muito boas para a Uern. Recentemente a governadora Fátima Bazerra sancionou a lei que extinguiu a lista tríplice para eleições da Uern. A governadora também anunciou um novo concurso público e seu apoio para a nossa autonomia financeira. Um sonho perseguido por gerações. De nossa parte não faltará esforço e vontade. Vamos trabalhar incansavelmente para atingir nossas metas. Já conto com o apoio de vocês”, afirmou a reitora.

O diretor do Campus, Agassiel Maia, falou sobre os 45 anos da Uern Pau dos Ferros, e da importância da presença da Uern em Pau dos Ferros e no Alto Oeste, além de falar sobre os efeitos da pandemia na educação básica e superior.

“Esses 45 anos representam mais de quatro décadas de trabalho que mudou em diversos aspectos e sentidos os rumos de Pau dos Ferros e do Alto Oeste. Este evento representa também um período de transformações frente à nossa forma de trabalhar a educação, seja ela no nível básico ou  na pós-graduação, onde as ferramentas mergulharam definitivamente nas nossas rotinas”, disse o diretor.

A técnica administrativa Débora Sizenando, coordenadora do evento, e egressa da Uern Pau dos Ferros, afirmou que a Universidade transformou a sua vida, assim como de outros servidores do campus de Pau dos Ferros, que possui um corpo técnico formado, em sua maioria, por egressos do próprio campus. Ela também falou sobre a importância do evento para a defesa da ciência e da educação.

“Estamos celebrando e defendendo as instituições que produzem conhecimento, que nos momentos conturbados possamos nos reinventar para o fortalecimento da ciência”, afirmou a coordenadora representante dos técnicos administrativos.

A coordenação do evento também foi composta pela representação discente. Jackeline Bessa, que está encerrando sua segunda graduação no campus, após a conclusão do seu mestrado, falou sobre a importância da participação discente na SeUni e outros eventos para a formação discente. E falou sobre os desafios da realidade virtual.

“A minha representação é de aluna, de alguém que tem nesse campus como sua segunda casa. Sempre estive envolvida em eventos, e aprendi muito com pessoas com mais experiência. Tudo isso a gente leva para a nossa futura profissão. A SeUni foi e está sendo um grande desafio. Nosso desafio foi realizar um evento virtual, o primeiro neste formato”, afirmou a discente.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Gilton Sampaio, professor da UERN Pau dos Ferros, foi o mediador da Conferência de Abertura da Semana. Antes de apresentar o conferencista, Prof. José Arnóbio, ele relembrou momentos marcantes do campus, levou a mensagem da governadora Fátima Bezerra e destacou a importância da Uern, em especial do campus de Pau dos Ferros.

“Não existiria uma educação básica no interior do Rio Grande do Norte se não fosse a Uern. Esta universidade é de fato o maior patrimônio do povo potiguar porque forma gente, forma pessoas que formam pessoas, dá sonhos a pessoas que constroem sonhos. E não há nenhum outro órgão do Estado que faça isso. Viva a UERN, viva o nosso Campus”, afirmou o professor Gilton Sampaio.

Em sua conferência, o professor José Arnóbio, reitor do IFRN, abordou o tema “Diálogos e Experiências da Educação Básica ao Ensino Superior no Contexto da Pandemia da Covid-19”. Ele falou sobre os desafios da educação básica, a forma como o IFRN tem enfrentado a pandemia e a preparação para o retorno das atividades presenciais.

“A gente está projetando o retorno das aulas em novembro, de forma escalonada, de acordo com o aumento da vacinação, diminuição do internamento e do número de óbitos, de forma que em janeiro de 2022, a gente possa receber 100% dos nossos alunos. Minha perspectiva é de que aos poucos a gente possa voltar à nossa normalidade diante de tudo isso que a gente viveu”, afirmou o reitor.

Confira a programação no site do evento.

Assista à solenidade e conferência de abertura