Depois da audiência do Reitor Pedro Fernandes com a Secretária Extraordinária da Juventude, Divaneide Basilio, na semana passada, os entendimentos para a celebração de parcerias já estão bem avançados. Algumas definições ocorreram na primeira reunião para discussão da Política sobre Drogas no Estado e Articulação do Comitê Estadual Intersetorial do Programa “Crack É Possível vencer no RN, realizada na última quinta-feira, 31. Participaram da reunião, os Pró-Reitores Etevaldo Almeida (Extensão) e Ivonete Soares (Pesquisa e Pós-Graduação-adjunta) e Profa. Irene Van den Berg (Diretora do Complexo Cultural).
Como encaminhamento, foi definida uma agenda de trabalho com a UERN para construção de proposta de criação do Observatório das Comunidades Periféricas – Laboratório Integrado de Pesquisa e Extensão e Curso de Especialização em Políticas para a Juventude para gestores governamentais, representantes de instituições não governamentais e lideranças comunitárias vinculadas aos movimentos e políticas para a juventude.
A UERN também estará representada no Comitê Provisório do Progama “Crack É Possível vencer no RN”, pela profa. Irene Van Den Berg. E já ficou acertado que a primeira reunião, marcada para o dia 13 de maio, será no Complexo Cultural localizado na zona Norte, onde também está funcionando o Campus de Natal.
Outra deliberação é que a Secretaria da Juventude será instalada no Gabinete da PROEX durante a realização do Congresso dos Estudantes da UERN, nos dia 14 e 15 de maio, além da articulação com o Centro Cultural da instituição para utilização do espaço físico e planejamento de atividades conjuntas.
A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público da Infância e Juventude do RN; Movimento Nacional de População de Rua, Fundação José Augusto, UFRN (Observatório de Psicologia) e Secretaria especial de Política para Mulheres. Todos esses órgãos participarão da sistematização de proposta para o Termo de Cooperação Técnica a ser assinado pelo Ministério Público e o Governo do Estado, a ser assinado no día 06 de maio, dentro da política de combate às drogas no Estado.