Uern participa de discussões sobre a gestão da Casa do Artesão do Seridó

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participou, na tarde desta quinta-feira (18), de uma reunião virtual com representantes de órgãos do Governo do Estado e do Sebrae sobre a Casa do Artesão do Seridó. A expectativa é que a inauguração do equipamento ocorra ainda neste ano.

A Casa do Artesão faz parte das ações do Governo do Estado para o fortalecimento do artesanato regional no Seridó por meio do Programa do Artesanato do RN (PROARTE) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

A ideia é que a gestão da Casa do Artesão seja feita por um colegiado gestor. A reitora em exercício, profa. Fátima Raquel, colocou a Uern à disposição para contribuir com o funcionamento da Casa do Artesão do Seridó. “Ficamos empolgados e temos interesse em compor esse colegiado. Podemos pensar projetos de extensão que agreguem valor e possam somar parcerias”, afirmou Fátima Raquel.

Uma comissão foi formada, a representante da Uern é a professora Shirlene Mafra, diretora do Campus de Caicó.

A reunião foi conduzida por Iris Oliveira, titular da Sethas, e contou com a participação da secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; e a secretária de Turismo do Estado, Ana Costa, além de representantes de outros órgãos do Governo e do Sebrae.

CASA DO ARTESÃO DO SERIDÓ

A Casa do Artesão do Seridó vai funcionar no prédio da antiga Coletoria Geral do Estado, no Centro de Caicó. O prédio de estilo colonial foi reformado pelo Projeto Governo Cidadão, com investimento de R$ 793 mil, via empréstimo com o Banco Mundial. Com 467 m² de área, a Casa está localizada na área mais antiga da cidade próxima ao Mercado Público, à matriz de Sant’Ana, à igreja do Rosário e à Praça da Liberdade.

O equipamento funcionará com diversos ambientes: recepção; salas de administração, de apoio ao auditório; salão de vendas do artesanato; seis salas de exposição; cozinha; almoxarifado; apartamentos com banheiros; cinco banheiros; área aberta com pátio e palco para apresentações culturais nos fundos da construção.

*Com informações do Governo do Estado