Uern participa de discussão sobre novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou de um momento de discussão sobre o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte. A apresentação do projeto de lei foi feita pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) em videoconferência na tarde de hoje, 26.

O documento, com atualmente nove capítulos e 82 artigos, está aberto à consulta e sugestões das instituições e sociedade potiguar como um todo. Na página inicial do site da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec) é possível consultar o texto e fazer propostas.

O novo Marco Legal institui a Política Estadual do Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Rio Grande do Norte (PEDCTI/RN), além de organizar e disciplinar o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (SECTI/RN).

Fazendo a abertura oficial do evento, o professor Dr. José Rodolfo Lopes de Cavalcante, titular da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Uern, parabenizou a Fapern e o Governo do Estado por proporcionar uma ampla abertura e uma construção conjunta de um marco tão importante.

“Tenho certeza que a forma de produzir ciência no RN passará por uma ressignificação nos próximos meses”, completou o pró-reitor.

O presidente da Fapern, professor Dr. Gilton Sampaio, destacou a importância que a Uern tem de chegar a várias regiões do estado, o que casa perfeitamente com as intenções presentes no documento.

“A Uern é distribuída, polarizada e todas as ações do Marco Legal são pautadas em todas as regiões, aproximando pesquisadores de todos os lugares e pensado em todo o sistema territorial”, avaliou.

A reitora eleita, professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite, parabenizou a iniciativa e colocou a Uern à disposição da construção do projeto de lei.

“Enquanto Universidade, temos muitas colaborações a dar e ficamos felizes com essa discussão. A gente pode sair nesse processo com muitos benefícios como instituição do RN”, completou.