UERN participa de audiência pública sobre Fundo Estadual de Cultura

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participou de audiência pública da Assembleia Legislativa do RN sobre o Fundo Estadual de Cultura, realizada nesta sexta-feira (28), no Teatro Lauro Monte Filho, atendendo proposição da deputada estadual Isolda Dantas.

A audiência reuniu artistas de várias cidades da região e contou com a presença do pesquisador teatral Julian Boal, que falou sobre a importância do financiamento cultural e leis de incentivo, citando o modelo adotado em outros países, como a França.

O reitor Pedro Fernandes representou a UERN na audiência pública e falou sobre a importância da cultura para a formação dos alunos. Ele explanou o processo de criação do Plano Institucional de Cultura da Universidade, que contou com a colaboração da classe artística de todo o Estado e que hoje constitui um importante documento para a cultura do Rio Grande do Norte.

O reitor falou ainda sobre o Festival de Teatro da UERN, o FESTUERN, maior festival de teatro escolar do RN, apresentando relatos de escolas e pais de alunos sobre os reflexos da participação dos estudantes de escolas públicas do interior do Estado. O reitor destacou também a importância da efetivação do Fundo Estadual de Cultura não apenas para a classe artística, mas para a educação do Estado. “Que esse fundo passe a promover os artistas do nosso Estado e se envolvam cada vez mais com a cultura”, afirmou o reitor.

A deputada Isolda Dantas reafirmou a importância do FESTUERN, destacando a qualidade dos espetáculos e sua vocação para despertar novos talentos artísticos entre os estudantes de escola pública, e cobrou um maior apoio do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.

O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, também esteve presente à audiência. Ele falou sobre os desafios de “fazer milagre com pouco recurso” e apresentou medidas de incentivo à cultura no Rio Grande do Norte, como a Lei Câmara Cascudo.

Outros aspectos, como a legislação que regulamenta o Fundo de Cultura e como gerenciar os recursos que deveriam compor o Fundo de Cultura também foram debatidos e apontados como ações prioritárias durante a audiência pública.

Além do reitor Pedro Fernandes, o pró-reitor adjunto de Extensão da UERN, professor Fabiano Mendes; o sub-chefe de Gabinete da Reitoria, Esdras Marchezan; o professor Etevaldo Almeida, que coordenou a criação do Plano Institucional de Cultura, professores e técnicos-administrativos da UERN também estiveram na audiência.

Fotos: Wilson Moreno