Na tarde desta quinta-feira (25), ocorreu a manifestação “ARTivismo contra o Feminicídio”, na Praça Rodolfo Fernandes, a Praça do Pax. O ato é parte da programação alusiva ao 25 de novembro, “Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher”.
Participaram da manifestação integrantes do Núcleo de Estudos Sobre a Mulher Simone Beauvoir (NEM), vinculado à Faculdade de Serviço Social (FASSO), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
“A Universidade é um instrumento importantíssimo na luta da violência contra a mulher”, disse a professora Drª Suamy Soares, coordenadora do Nem. Ela destacou a promoção de estudos, pesquisas e projetos de extensão que fornecem dados para elaboração de políticas públicas.
Também presente, a professora Fernanda Marques, da Fasso e igualmente integrante do Nem, mencionou o crescimento dos casos de feminicídio, que ensejam preocupação.
“A gente chama a atenção para os números de violência contra a mulher, que têm se agravado muito, não só a violência doméstica, mas as morais e sexuais nas universidades, as importunações nas ruas e nos transportes coletivos”, declarou.
A programação inclui ainda publicações e rodas de conversas.