UERN Natal vai adotar meios eletrônicos para aulas, provas e defesas de TCCs durante vigência da portaria 346/2020

O diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Chico Dantas, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (16) com os chefes dos setores administrativos e coordenadores de cursos, para discutir os termos para implementação da Portaria 346/2020-GP/FUERN, assinada pela presidente em exercício da FUERN e reitora em exercício da UERN, Profª. Dra. Fátima Raquel, divulgada nesse domingo (15).

Pela portaria fica suspenso todo e qualquer evento acadêmico ou administrativo que resulte na aglomeração de pessoas, para ações preventivas e de proteção à comunidade acadêmica, orientada pela declaração de pandemia decorrente da contaminação com o novo coronavírus (COVID-19), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, e pelo Decreto Estadual 29.512, de 13 de março de 2020.

No entanto, a direção do Campus de Natal esclarece que o que foi suspenso é o atendimento ao público interno e externo, mas não o expediente dos servidores, que devem manter o atendimento por meios não presenciais, como telefone, WhatsApp e e-mail, salvo casos excepcionais e os previstos pela portaria supracitada, com anuência dos respectivos chefes imediatos de cada setor e/ou departamento.

A biblioteca do Campus permanecerá fechada para visitas e acesso às salas de estudo, durante a vigência da portaria. A renovação dos empréstimos foi automaticamente renovada por 30 dias. Para informações e solicitações, o atendimento será prestado pelo e-email: natal@biblioteca.uern.br ou pelo WhatsApp: 99208-9591

Como a portaria chegou ao fim o semestre letivo 2019.2. Os coordenadores tiveram uma preocupação especial com as provas e defesas de TCCs.

A direção, o corpo de coordenadores, com a presença da coordenadora-geral do Diretório Acadêmico, Thalita Fernanda Barbosa, concordaram em adotar meios eletrônicos, por vídeos e/ou lives por redes sociais ou plataformas de grande adesão, como Instagram, Facebook, Google ou WhatsApp, desde que antecipadamente divulgado por cada professor para a respectiva turma, para a propagação de aulas e seminários avaliativos.

Os eventos acadêmicos estão suspensos. Inclusive, a recomendação da direção do Campus é que a remarcação seja para o segundo semestre de 2020.

Sobre as provas, quando não for possível substituir por outras atividades avaliativas, a recomendação é pelo o uso do Google Forms ou por arquivo compartilhado pelo professor para os alunos, com horários definidos para envio e devolução, ou seja, horário definido para início e fim da avaliação.

As defesas do TCCs deverão, do mesmo modo, ser realizadas por live ou por vídeo, devendo o concluinte ficar disponível on-line para os questionamentos dos membros da banca, no horário previsto para a defesa.

A direção do Campus de Natal ressalta que estará de plantão permanente para atender demandas, recomendando a docentes e estudantes entrem em contato com o respectivo departamento para demais informações, orientações e caos excepcionais.