UERN leva governadora e bancada federal ao MEC

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conseguiu unir a classe política do Estado, nesta quarta-feira, 04, em Brasília. Foi durante audiência no Ministério da Educação (MEC). No encontro com o Ministro Henrique Paim, solicitado pela governadora Rosalba Ciarlini, estiveram presentes os deputados Betinho Rosado, Fátima Bezerra, Henrique Alves e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho.

Para o reitor Pedro Fernandes, a audiência representou um momento ímpar. “Esse momento reflete bem o conceito da nossa Universidade”, manifestou-se o reitor, ao apresentar o ministro Paim, a política acadêmica da instituição, destacando a formação de professores e médicos. Outro diferencial apontado pelo reitor é que 70% dos alunos são oriundos da rede pública de ensino.

Uma das pautas foi a inclusão da UERN no Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. O reitor argumentou que a Universidade não está conseguindo se habilitar ao programa que oferta de cursos profissionalizantes, o que deve acontecer através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Ministério da Educação. A UERN também reivindicou o retorno da participação no INCLUIR, projeto de acessibilidade do governo federal. “Nossa universidade já ganhou um edital do Incluir e agora não pode mais participar. Foi cortada desse programa”, reclamou o reitor, adiantando que está em vigor, na instituição, uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa que reserva 5% das vagas de ingresso aos portadores de necessidades especiais.

Depois de ouvir a exposição do reitor, o ministro Henrique Paim afirmou que “A UERN está integrada às políticas públicas do Governo Federal”, reconhecendo e elogiando a iniciativa da UERN em estreitar a parceria com o MEC. E recomendou aos auxiliares que deem sequência aos entendimentos firmados na audiência que reuniu a governadora e os parlamentares do Rio Grande do Norte.

Foto: J. Batista