Uern lança campanha São João Solidário

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 21, na sede do Hemocentro de Mossoró, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lançou a Campanha São João Solidário. A iniciativa segue até dia 25 de junho e tem o intuito de incentivar a doação de sangue.

O evento contou com a presença da reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais; da chefe de gabinete da Uern e reitora eleita, Cicília Raquel Maia Leite; do diretor do Hemocentro, Damásio Leite; do assessor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Márcio Lopes; do presidente do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Universidade (SINTRAUERN), Elineudo Melo; e membros da comunidade acadêmica.

Damásio Leite lembrou que a campanha São João Solidário atende a um apelo da direção do Hemocentro Mossoró à Reitoria da Uern para somar esforços para incentivar a cultura da doação de sangue. “Com a pandemia, a demanda por bolsas de sangue aumentou ao mesmo tempo em que a entrada de novos doadores diminuiu. As pessoas tinham receio de vir. Diante dessa situação, buscamos a parceria com a Uern, que prontamente atendeu nosso pedido e está nos ajudando na captação de sangue, nos ajudando a salvar vidas”, destaca.

Para Fátima Raquel, é uma satisfação para toda a comunidade uerniana fazer parte desse momento. “O São João Solidário demonstra o quanto a Uern está preocupada em contribuir com a sociedade para além da formação acadêmica. O papel da Uern é servir o Estado. E nessa ação estamos envolvendo toda a academia, convocando docentes, servidores e discentes para contribuírem com esse gesto que salva vidas”, frisa a reitora em exercício.

De acordo com Damásio Leite, a doação de sangue é totalmente segura. O Hemocentro Mossoró está seguindo todas as normas de biossegurança para preservar a saúde de servidores e doadores. Ele lembra aos doadores que é necessário utilizar máscara para ter acesso ao local.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, saudáveis e que pesem pelo menos 50Kg. Também é necessário estar alimentado. As pessoas com 16 e 17 anos precisam estar acompanhadas por um representante legal.

Pessoas que tiveram COVID 19 também podem doar. “A doação de sangue pode ser feita 30 dias após o desaparecimento dos sintomas”, informa o diretor. Pessoas que tenham realizado tatuagem ou micropigmentação só podem fazer a doação após 12 meses. Quem realizou endoscopia precisa aguardar 180 dias para a doação.

A Campanha São João Solidário é desenvolvida pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (PROGEP), de Extensão (PROEX) e de Assuntos Estudantis (PRAE), junto com a Agência de Comunicação da Uern, e conta com o apoio do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SINTAUERN).

Cuidados na pandemia

Pessoas vacinadas contra a Covid ou Influenza A devem estar atentas aos intervalos para doação:
Vacina Coronavac – 48 horas
Vacina Astrazeneca – 7 dias