UERN lança campanha para reaproveitamento do lixo tecnológico

Os mossoroenses poderão descartar de forma correta o lixo eletrônico como celulares e computadores obsoletos e estragados. A coleta do material faz parte da campanha “Reaproveitamento do Lixo Tecnológico” (RELTEC) organizada por alunos e professores do Curso de Ciência da Computação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A campanha foi lançada na manhã desta sexta-feira, 3, pelo reitor Pedro Fernandes, que elogiou a iniciativa.“Muito bom ver o Curso de Ciência da Computação saindo da sala de aula com ações como essa, de vanguarda. Estamos praticando o desenvolvimento sustentado e sustentável”, afirmou. O reitor, que é professor do Curso de Ciência da Computação, destacou, ainda, o envolvimento de outras instituições.

Para o diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), professor Francisco das Chagas Lima Júnior, estimular outros o projeto vai estimular outros cursos. “A gente quer fazer dessa praça um lugar comum”.

O vereador e professor da UERN, Francisco Carlos, disse que a campanha merece o apoio de toda sociedade. Autor da Lei que determina o destino do Lixo Tecnologico, desde 2013, o vereador ressaltou que o projeto da UERN vai dar novo ânimo para a fiscalização do cumprimento dessa lei.

A representante da OAB que é egressa da UERN, Vânia Diogenes, disse que a entidade está à disposição da UERN. ”Só vamos ter o destino correto do lixo eletrônico com conscientização e fiscalização”, opinou.

O Projeto Reaproveitamento do Lixo Tecnológicos foi uma idéia do aluno Leonardo Lucena Bandeira. Ele conta que, a princípio, a ação seria para um projeto de iniciação científica, mas, com a adesão de muitas pessoas, foi ampliado para atender toda a população mossoroense.

A solenidade de lançamento contou, ainda, com a presença de Padre Flávio Augusto, Vigário Geral da Diocese de Mossoró; do vice-reitor, Aldo Gondim, pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Cicília Maia, assessor de convênios, Wogelsanger, professores, alunos e representantes da sociedade civil.

A campanha será realizada de 3 a 11 de junho de 2016.

Pontos de coleta:

• Campus Central (UERN);