Uern investe R$ 7 milhões em aquisição de equipamentos para melhoria de estrutura de cursos

Com aulas remotas desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se prepara para retomar as aulas de forma presencial a partir de fevereiro. Para isso, a Universidade tem feito investimentos importantes na melhoria da estrutura de seus cursos. Desde o final do ano passado, a Uern investiu cerca de R$ 7 milhões na compra de novos equipamentos e materiais para uso nos cursos e nos setores administrativos da instituição.

Parte destes materiais já foi distribuída para as unidades acadêmicas e administrativas. Ampliando a frota da instituição, a Uern adquiriu 8 carros e 4 micro-ônibus, sendo dois deles com recursos de convênio federal, por meio de emenda parlamentar.

Para renovação da estrutura de climatização em toda a Universidade, foram adquiridas 400 novas centrais de ar-condicionado. Além disso, 600 computadores, 80 roteadores de Wi-fi, 70 bebedouros, mais de 400 itens de mobília – entre mesas, birôs e armários – e 300 quadros para salas de aula também foram adquiridos pela Universidade.

Estas e outras informações sobre o retorno das aulas presenciais foram dadas pela reitora Cicília Maia durante reunião hoje pela manhã com representantes dos fóruns de diretores de unidades acadêmicas e de chefes de departamentos.

“Esse é o resultado de um trabalho que começou na gestão anterior, com professor Pedro e professora Raquel, e continuamos em nossa gestão, em um diálogo direto com a governadora Fátima para que pudéssemos contar com a liberação destes recursos para fazer este importante investimento na Universidade. Conseguimos efetuar uma de nossas maiores compras de equipamentos, com recursos do tesouro estadual, dos últimos anos. Isso faz toda a diferença para a retomada das aulas em nossa universidade”, comentou a reitora Cicília Maia.

Mais de 3.300 litros de álcool 70% e mais de 30 mil máscaras também estão entre os materiais adquiridos.

Acervo
Alunos e servidores da Uern passaram a ter acesso ampliado, desde dezembro do ano passado, ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), por meio da Biblioteca Virtual da Pearson (BV), que disponibiliza um acervo completo a mais de 8.000 e-books de forma ilimitada e multiusuário. Além disso, mais de 1.700 livros físicos foram comprados pela universidade para renovação do acervo de suas bibliotecas.