Uern integra grupo de trabalho para elaborar Plano Estadual da Pessoa Idosa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) contribuirá na elaboração do Plano Estadual da Pessoa Idosa. O grupo de trabalho, formado por diversas instituições, foi empossado ontem, 13, pela governadora Fátima Bezerra e conta com a participação da técnica administrativa Carmem Sousa e a professora Drª Gilcélia Gois.

Carmem Sousa integra o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa no Estado do RN (Cedepi), enquanto Gilcélia Gois é coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Terceira Idade (Nepti).

Para a técnica da Uern, a construção de um plano é fundamental para aplicação de uma estratégia.

“Irá nortear os caminhos a serem trilhados no Estado do Rio Grande do Norte de acordo com a realidade e necessidades locais direcionadas às pessoas idosas. É o Estado se unindo em busca de um envelhecimento digno”, explicou Carmem Sousa.

Na primeira reunião o grupo de trabalho discutirá a aprovação de um calendário, com previsão de conclusão do plano em setembro deste ano. Posteriormente, realizará reuniões periódicas (presenciais e híbridas), visitas aos municípios para diagnóstico local, entre outras ações.

Composição

A Uern integra o grupo com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social; a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer; a Secretaria de Estado do Turismo; a Fundação José Augusto; a Secretaria de Estado da Saúde Pública; a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).